Contribuições do grupo musical Songoro Cosongo para o crescimento do carnaval de rua e das fanfarras cariocas no início do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21263Palabras clave:
Comunicação, Música, Cultura Urbana, Latinidade, Circuito CulturalResumen
Tomando como base a pesquisa empírica realizada nos últimos anos (construída não só a partir da coleta, seleção e análise de matérias veiculadas na mídia impressa tradicional e material postado nas redes sociais, mas também de observações de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com os atores), buscou-se – a partir do estudo da trajetória do grupo musical Songoro Cosongo – analisar a relevância das sonoridades latinas para o crescimento do carnaval de rua e das fanfarras nos últimos anos na cidade do Rio de Janeiro.
Descargas
Citas
BAUMAN, Richard. Verbal art as performance. In: BAUMAN, Richard. (org.) Verbal Art as performance. Illinois: Waveland Press, 1984.
BEEMAN, William O. The anthropology of theater and spectacle. Annual Review of Anthropology. Nova York: vol. 22, 1993.
BURNS, Mick. Keeping the Beat on the Street. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2006.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.
GARCIA CANCLINI, Néstor. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.
GARCÍA CANCLINI, Néstor G. et al. Jóvenes, culturas urbanas y redes digitales. Madri: Fundación Telefónica, 2012.
GUIBERT, Gérome. Les Nouveaux courants musicaux. Nantes: Éditions Séteun, 1998.
HERSCHMANN, Micael. Cenas, Circuitos e Territorialidades Sônico-Musicais. In: SÁ, Simone P.; JANOTTI JUNIOR, Jeder (orgs.). Cenas Musicais. Guararema: Ed. Anadarco, 2013.
_____ . Lapa, cidade da música. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
_____; FERNANDES, Cíntia S. Música nas ruas do Rio de Janeiro. São Paulo: Ed. Intercom, 2014.
JENKINS, Henry. Piratas de textos. Barcelona: Paidós, 2010.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
MARQUES, Márcio. A revitalização do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Revista Jovem Museologia. Rio de Janeiro: Departamento de Museologia/UNIRIO, n. 1, 2006.
MATTA, Roberto da. Carnaval, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
NEGUS, Keith. Géneros musicales y la cultura de las multinacionales. Barcelona: Paidós, 2005.
PIERRE, Jean L.; BRIDENNE, Michel. Guide de las Fanfares. Paris: Irma, 2007.
PIMENTEL, João. Blocos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
PEREIRA, Simone Luci; SANTIAGO, Sabrina. Circuitos, cenas, cosmopolitismos: cartografias da latinidade em São Paulo. Anais do IV COMUNICON. São Paulo: ESPM-SP, 2014a, p. 1-16.
_____ . Uma certa escuta da cidade: práticas musicais entre cubanos em São Paulo. Revista Logos. Rio de Janeiro: PPGCOM da UERJ, vol. 2, n. 24, 2014b, p. 1-17.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).