Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV

Autores/as

  • Renata Rezende Universidade Federal Fluminense
  • Eleonora Leite Costa Lavinas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21240

Palabras clave:

Mídia. Cotidiano. Gastronomia. Produção televisiva. Espetáculo. Reality Show.

Resumen

Este artigo pertence a uma pesquisa ampliada sobre a forma como o tema culinária/gastronomia é apropriado e enquadrado pela mídia televisiva brasileira na atualidade. Se, há algumas décadas, a comida era apresentada na TV como um conjunto de técnicas e práticas culinárias elementares (como o passo a passo de uma receita, por exemplo), hoje o tema parece ter sido ampliado significativamente. Como percurso metodológico, realizamos um mapeamento das produções televisivas, cuja temática é pautada na culinária/gastronomia e, na sequência, por meio de observação simples, um enquadramento das produções, a partir de tipologias. O objetivo é problematizar a forma como se desenvolve a construção narrativa gastronômica na contemporaneidade midiática tendo como recorte particular o gênero televisivo reality show (o qual enquadramos também como tipologia), relacionando-a à estetização da vida contemporânea e ao culto ao espetáculo.

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Biografía del autor/a

Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Doutora em Comunicação. Doutora e mestre em Comunicação e imagem. Pesquisadora do MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia e coordenadora do LEA – Laboratório de Experimentos Audiovisuais (www.lea.uff.br). 

Eleonora Leite Costa Lavinas, Universidade Federal Fluminense

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense. Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com especialização em Marketing pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais ( IBMEC- Rio). Pesquisadora do Multis /Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia. 

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Publicado

2017-12-30

Cómo citar

REZENDE, R.; LAVINAS, E. L. C. Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 75–94, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21240. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos