A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora

Autores

  • Thaís Sardá Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ludmila Lupinacci Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Cornutti Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Zago Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Valiati Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Willian Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21171

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, BuzzFeed, Zero Hora

Resumo

Este trabalho busca verificar os possíveis entrelaçamentos entre a linguagem utilizada pelo site BuzzFeed e o jornalismo, tendo como objeto de estudo as publicações do jornal Zero Hora em sua fan page no Facebook. Inicialmente, identificamos como o BuzzFeed formata suas postagens para, em seguida, apontar associações entre o jornalismo e o entretenimento. Assim, falamos de um jornalismo guiado por métricas (em que questões como audiência e repercussão dão pistas para quais conteúdos serão mais destacados pelos veículos), apontando o caso da Zero Hora. Por fim, realizamos um levantamento a partir da observação sistemática das publicações na fan page do jornal no Facebook (entre 05 e 11 de setembro de 2014), investigando as interações geradas por esses conteúdos.

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Biografia do Autor

Thaís Sardá, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Ludmila Lupinacci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Camila Cornutti Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Gabriela Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Vanessa Valiati, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Willian Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

SARDÁ, T.; LUPINACCI, L.; CORNUTTI BARBOSA, C.; ZAGO, G.; VALIATI, V.; ARAÚJO, W. A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21171. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21171. Acesso em: 29 mar. 2024.