O Ethos da Mulher V: Consumo e construção da identidade feminina na Igreja Universal

Autores

  • Karla Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco
  • Emanuelle Brandão Rodrihues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21161

Palavras-chave:

identidade, ethos, consumo, Igreja Universal do Reino de Deus, The Love School

Resumo

Este trabalho promove uma análise sobre a emergência de um ethos que se mostra como o alicerce da identidade feminina desejável dentro da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD. Como objeto de análise, selecionamos um programa televisivo (The Love School) que se transformou numa poderosa marca de produtos e serviços da igreja e uma apresentadora (Cristiane Cardoso) que corporifica, pelo espírito empreendedor de seus discursos midiáticos de sucesso e felicidade, como a identidade da mulher ideal (por ela chamada de Mulher V) está relacionada ao consumo simbólico de produtos e serviços ligados à Igreja Universal.

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Biografia do Autor

Karla Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia, Mestre em Comunicação e Professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação - PPGCOM e da Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Emanuelle Brandão Rodrihues, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em comunicação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

BRONSZTEIN, K. P.; RODRIHUES, E. B. O Ethos da Mulher V: Consumo e construção da identidade feminina na Igreja Universal. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21161. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21161. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos