O Ethos da Mulher V: Consumo e construção da identidade feminina na Igreja Universal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21161Keywords:
identidade, ethos, consumo, Igreja Universal do Reino de Deus, The Love SchoolAbstract
Este trabalho promove uma análise sobre a emergência de um ethos que se mostra como o alicerce da identidade feminina desejável dentro da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD. Como objeto de análise, selecionamos um programa televisivo (The Love School) que se transformou numa poderosa marca de produtos e serviços da igreja e uma apresentadora (Cristiane Cardoso) que corporifica, pelo espírito empreendedor de seus discursos midiáticos de sucesso e felicidade, como a identidade da mulher ideal (por ela chamada de Mulher V) está relacionada ao consumo simbólico de produtos e serviços ligados à Igreja Universal.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada – vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumismo moderno. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (org). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CANCLINI, Nestór. Consumidores e Cidadãos. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
FONSECA, Alexandre. Nova Era Evangélica, Confissão Positiva e o Crescimento dos Sem Religião. Trabalho apresentado no seminário temático ST02 – Nova Era e o complexo alternativo. Anais... VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, 22 a 25 de setembro de 1998.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
__________. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, p.103-133, 2013.
MACEDO, Edir. O Perfil da Mulher de Deus. 2ª edição. Rio de Janeiro: Universal, 1997.
____________. O Perfil da Família de Deus. Rio de Janeiro: Unipro, 2007.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: Ruth Amossy (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 69-92.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; GREY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Editora Martin Claret LTDA, 2000.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes 103-133, p.7-72.
The Love School em revista. Ano 1, Nº 1, Maio 2013. Editora Duetto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).