Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.21072Palabras clave:
TV digital, interatividade, educação, QoE, Ginga- NCLResumen
A TV está em constante evolução, não só no transporte de
mídias de áudio e vídeo em alta definição, mas também no suporte ao envio de dados e aplicações. Desta forma, proporciona a possibilidade de criar aplicações interativas (TV Digital Interativa - TVDi), permitindo ao usuário ter acesso a conteúdos extras enquanto assiste TV. O uso da TVDi pode ser inserida em vários cenários, por exemplo, como recurso auxiliar para a educação. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, a adaptação do conteúdo de acordo com o nível de conhecimento do aluno e a criação de estatísticas sobre a qualidade do curso e o aprendizado dos alunos. A interatividade e adaptação de conteúdo podem ser feitas através do ambiente de exibição Ginga-NCL, que permite o uso de dispositivos móveis para interagir com a TV.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).