Acontecimento violento, mídia e deliberação: tensões entre razão e emoção no debate público sobre a redução da maioridade penal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.21008Palabras clave:
debate midiado, maioridade penal, acontecimentoResumen
Análise da tensão entre razão e emoção no debate públicosobre a redução da maioridade penal, suscitado pelo assassinato do
menino João Hélio Fernandes, no Rio de Janeiro. Como referencial
metodológico, utilizam-se os indicadores propostos por Maia (2008):
quem teve acesso e voz; qual a caracterização dos atores envolvidos;
como foi a utilização de argumentos; e, como ocorreu a interação
entre as diferentes razões mobilizadas. Conclui-se que, mesmo com
argumentos devidamente embasados para que não se tomassem
decisões políticas precipitadas sobre a redução da maioridade penal, o
que prevaleceu no resultado foi a pressão do apelo emocional da
sociedade, o que culminou com a aprovação na CCJ do Senado da
PEC que reduziria para 16 anos a maioridade penal em casos de
crimes hediondos.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-14
Cómo citar
CAL, D. G. R.; LIMA, C. F. T. Acontecimento violento, mídia e deliberação: tensões entre razão e emoção no debate público sobre a redução da maioridade penal. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.21008. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21008. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).