Identidade e multiculturalismo: um estudo sobre o espetáculo Pandorga da Lua
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.21002Palabras clave:
gaúcha, multiculturalismo, Pandorga da LuaResumen
Compreender como se dá o reconhecimento dos elementospertencentes à cultura gaúcha no espetáculo “Pandorga da Lua”,
considerando sua abordagem multicultural. Realizou-se observação
participante e entrevistas semiestruturadas em profundidade com a
gestora cultural, o diretor musical do espetáculo e duas professoras que
assistiram à apresentação com seus alunos. O estudo evidencia que os
elementos da cultura gaúcha aparecem de forma sutil, combinando com
os de outras culturas. Percebe-se também o potencial da arte para uma
educação multicultural com valorização das diferenças como algo
complementar à própria identidade e indispensável à construção /
convivência em uma sociedade multicultural, a começar pela escola.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-14
Cómo citar
ROSA, R.; DUARTE, N. Identidade e multiculturalismo: um estudo sobre o espetáculo Pandorga da Lua. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.21002. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21002. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).