Como as mídias sociais afetam a comunicação no museu
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20935Palabras clave:
mídias sociais, museu, comunicaçãoResumen
As mídias sociais possibilitam aos participantes explorar imagens de si mesmo e distribuir estas imagens através de vasta rede social online. Museus em todo o mundo estão começando a usar mídias sociais como blogs, wikis e vlogs para engajar participantes online em novas experiências interativas. Isto representa uma mudança nas formas como os museus: atuam enquanto redes culturais confiáveis online; distribuem conhecimento público; e, vêem seu papel de preservadores de conteúdo cultural. É esta ampla distribuição de conhecimento público que coloca as tecnologias de mídias sociais à parte de modelos de difusão tradicionais que museus usam para suas audiências. Como os produtos de mídias sociais estão rapidamente disponíveis online, sua existência nos programas de comunicação do museu apresentam polêmica sobre os investimentos da instituição em sua própria autoridade cultural. Este artigo investigará alguns pontos que dizem respeito ao uso das mídias sociais nos programas dos museus e sustentará que há fortes razões epistemológicas para as mídias sociais agregarem valor aos programas dos museus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).