O impacto de mídias sociais sobre as práticas museológicas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20920Palabras clave:
museus, mídias sociais, comunicaçãoResumen
As exigências da “era da informação” têm levantado novas questões para os museus. Argumenta-se que os museus precisam deixar de ser fornecedores de informações e prover um conhecimento e ferramentas úteis para os visitantes explorarem suas próprias idéias e chegarem às suas próprias conclusões (Bradburne, 1998; Hein, 1997), o que é especialmente relevante hoje com o aumento do acesso a tecnologias, como a internet, que “puseram o poder da comunicação, da informação, da coleta e análise nas mãos dos indivíduos do mundo” (Freedman, 2000, p. 299). Afirmou-se também que os museus devem se tornar mediadores da informação e do conhecimento para uma gama de usuários acessarem em seus termos, através de suas próprias escolhas, e dentro de seu próprio tempo e lugar. Este artigo explora o impacto dos meios de comunicação social sobre os museus, utilizando três áreas da prática museológica como exemplos: aprendizagem, desenvolvimento de exposições e mudança organizacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).