A boa vida segundo o discurso publicitário: uma análise dos conselhos comerciais sobre o bem-viver contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20905Palabras clave:
discurso publicitário, cultura terapêutica,Resumen
Parte-se da premissa de que, além da sua função expressa
de vender, a publicidade tem a capacidade de fornecer narrativas
sobre a sociedade e orientações sobre como os indivíduos devem se
relacionar uns com os outros e consigo mesmos. No interior dessa
perspectiva, interroga-se especificamente quais são as definições e os
conselhos que a publicidade contemporânea exprime sobre o bemviver.
Com esse intuito, são examinadas propagandas publicadas na
revista Veja no final da década de 2010. Conclui-se que o discurso
publicitário organiza suas definições sobre a boa vida através do
emprego de referências ao risco, por meio do reforço da individualidade
como liberdade de escolha no universo do consumo e mediante
apelos ao aprimoramento pessoal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).