Correntes via Internet: eficácia em elementos narrativos e contextuais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20902Palabras clave:
e-mail corrente, lendas urbanas, correio eletrônicoResumen
Análise dos recursos comunicacionais utilizados emcorrentes digitais de solidariedade, transmitidas por correio
eletrônico. Embora normalmente não sejam verdadeiras, essas
mensagens conseguem eficácia em seu objetivo, que é a retransmissão
por quase todos que as recebem. O trabalho observa os elementos
narrativos e contextuais que garantem a circulação dessas verdadeiras
lendas urbanas. Recorre-se a um estudo de caso, que leva em conta
um e-mail sobre uma criança doente e sua repercussão no
ciberespaço. Em um ano, um post sobre as falsas correntes na Internet
gerou mais de 17 mil acessos, inclusive de internautas do exterior, que,
em sua maioria, tinham recebido e repassado o e-mail sobre a criança
doente, ainda que desconfiassem de sua veracidade.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-06-13
Cómo citar
CAPRINO, M. P.; AMORIS, V. Correntes via Internet: eficácia em elementos narrativos e contextuais. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20902. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20902. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).