A praise of research: review of Cultural Marxism and Media Studies, by Otávio Daros
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.44509Keywords:
Communication Theory, History of Ideas, History of Thought in Communication Studies, Douglas Kellner, History of ThoughtAbstract
Resenha de Marxismo cultural e estudos de mídia: trajetória e análise da obra de Douglas Kellner, de Otávio Daros. A obra se propõe a fazer uma investigação acerca do percurso e das contribuições desse destacado teórico estadunidense que, por circunstâncias explicadas no livro, acabou se tornando um teórico da Comunicação. O livro se divide, basicamente, entre uma contextualização do desenvolvimento desse autor enquanto pensador (identificando, assim, quais foram as influências, de onde partiu e quais os atravessamentos sobre seu pensamento) e uma exegese do que Kellner presta ao campo da Comunicação. Sem poupar críticas, Daros aponta eventuais generalizações e contradições do autor estudado, além de salientar as contribuições que, de fato, capilarizaram-se no campo e, até hoje, servem como referencial teórico do estudo de fenômenos midiáticos. O autor, ainda que jovem, despeja muita capacidade e domínio. Excetuando pequenos deslizes, é um volume que apresenta o desenvolvimento de Douglas Kellner e tece uma análise minuciosa sobre seu legado para o campo da Comunicação. Foi constatado que se trata de uma obra que poderá facilmente ser incorporada a bibliografias acadêmicas em disciplinas da graduação e pós-graduação em Comunicação voltadas para a Teoria da Comunicação ou História do Pensamento em Comunicação.
Downloads
References
BROUWER, D.; SQUIRES, C. Public Intellectuals, Public Life, and the University. In: ETZIONI, A.; BOWDITCH, A. Public Intellectuals: an endangered species?. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2008.
DAROS, O. Marxismo cultural e estudos de mídia: trajetória e análise da obra de Douglas Kellner. Curitiba: UFPR, 2022.
HALL, S. Life and times of the first New Left. New Left Review, n. 61, 2010. Disponível em: https://l1nq.com/9BTx6 . Acesso em 5 fev. 2024.
JACOBY, R. Os últimos intelectuais: a cultura americana na Era da Academia. São Paulo: Edusp/Trajetória Cultural, 1990.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan-abr, 2004. p. 5-17. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).