Towards a sociocultural approach to study digital technologies: clues from technicity
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.41094Keywords:
Technicity, Appropriation, Communication technologies, Digital technologies, Recommendation algorithmsAbstract
A proposta retoma os aportes de Jesús Martín-Barbero para pensar as tecnologias de comunicação na contemporaneidade, mais especificamente a tecnicidade como mediação estruturante desta condição. O objetivo geral é identificar premissas teórico-metodológicas que atravessam o programa de investigação do autor, destacando o acionamento desta mediação com vistas à configuração de uma abordagem sociocultural de tecnologias digitais. Via uma combinação de revisão narrativa com reflexão crítica, examinamos especialmente dois estudos que assumiram esta mediação como chave teórico-analítica, possibilitando a análise das tecnologias em relação com seus respectivos modos de uso e processos de apropriação. Ao final, tensionamos potências e limites deste enfoque para pesquisas interessadas nas especificidades de tecnologias algorítmicas contemporâneas e seus respectivos processos de uso e apropriação. Consideramos que a tecnicidade: a) é uma mediação que não pretende dar conta da totalidade dos fenômenos contemporâneos, porém as premissas epistemológicas que a sustentam têm potencialidade para balizar um debate; b) é um operador teórico-metodológico profícuo para a construção de uma abordagem sociocultural de tecnologias digitais na contemporaneidade, desde que inclua na discussão dimensões materiais, econômicas e políticas específicas dos atuais sistemas técnicos, fortemente mediados por algoritmos de recomendação.
Downloads
References
ANANNY, M.; CRAWFORD, K. Seeing without knowing: Limitations of the transparency ideal and its application to algorithmic accountability. New media & society, v. 20, n. 3, p. 973–989, 2018. DOI: <https://doi.org/10.1177/1461444816676645>.
ARAÚJO, W. F. As narrativas sobre os algoritmos do Facebook: uma análise dos 10 anos do feed de notícias. 2017. 315 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/157660>. Acesso em: 05 mai. 2023.
BRIGNOL, L. Tecnicidade e identidades migrantes: contribuições de Martín-Barbero para pesquisas sobre migrações e usos sociais das mídias. Intexto, v. 43, p. 119-134, 2018. DOI: <https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.119-134>.
CARRIJO, A. J. F. Experiências comunicativas de adolescentes goianos na cultura digital: uma análise etnográfica dos usos sociais do YouTube e do Instagram. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11925>. Acesso em: 05 dez. 2023.
CARRIJO, A. J. F.; SATLER, L. L Articulações teórico-metodológicas em uma experiência etnográfica com adolescentes. Intexto, n. 53, p. 111-888, 2022. DOI: <https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.111888>.
COULDRY, N.; MEJIAS, U. A. The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford: Stanford University Press, 2019.
ESCOSTEGUY, A. FELIPPI, Â.; SIFUENTES, L. As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais – (Re)Configurações de uma ruralidade. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 2019.
FÍGARO, R. Comunicação de dados.... robô comunicativo: metáforas que deslocam os sentidos da comunicação e desafiam os estudos de recepção. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 30, 2021, São Paulo. Anais [...]. Campinas: Galoá, 2021, p. 1-20. Disponível em: <http://bit.ly/47HYrxr>. Acesso em: 05 mai. 2023.
FLOR, T. O. et al. Revisões de literatura como métodos de pesquisa: aproximações e divergências. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 6, 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2021, p. 1-12. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76913>. Acesso em: 10 nov. 2023.
GIRARDI JR, L. De mediações em mediações: a questão da tecnicidade em Martín-Barbero. Matrizes, v. 12, n. 1, p. 155-172, 2018. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.19828160.v12i1p155-172>.
JACKS, N. SCHMITZ, D. Os meios em Martín-Barbero: antes e depois das mediações. Matrizes, v. 12, n. 1, p. 115-130, 2018. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p115-130>.
JENKINS, H. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.
KNEWITZ, A. Estudos Culturais e cibercultura: um entrelaçamento teóricometodológico para pensar a recepção na web. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 18, 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Campinas, Galoá, 2009, p. 1-12. Disponível em: <https://bit.ly/46IyoEX>. Acesso em: 05 mai. 2023.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA/EDUSC, 2012.
LOPES, M. I. V. A teoria barberiana da comunicação. Matrizes, v. 12, n. 1, p. 39-63, 2018. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p39-63>.
MARTÍN-BARBERO, J.; RINCÓN, O. Mapa insomne 2017: Ensayos sobre el sensorium contemporáneo. Un mapa para investigar la mutación cultural. In: JACKS, N.; SCHMITZ, D.; WOTTRICH, L. (Orgs.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. Quito: CIESPAL, 2019. p. 17-23.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: 3 introduções. Matrizes, v. 12, n. 1, p. 9-31, 2018. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p9-31>.
MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MATTOS, A. I. S., et al. Desigualdades de gênero: uma revisão narrativa. Revista Saúde. Com, v. 11, n. 3, p. 266-279, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/41D4Wzs>. Acesso em: 10 nov. 2023.
MOURA, M. Jesús Martín-Barbero: As formas mestiças da mídia. Entrevista com Jesús Martín-Barbero. Pesquisa Fapesp, v. 163, p. 10-15, 2009. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/as-formas-mesticas-da-midia/>. Acesso em: 05 mai. 2023.
PIENIZ, M. B.; CENCI, M. P. Tecnicidades: de las mediaciones comunicativas de la cultura a las mutaciones culturales. In: JACKS, N.; SCHMITZ, D.; WOTTRICH, L. (Orgs.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. Quito: CIESPAL, 2019. p. 137-160.
SANDOVAL, L. R. La apropiación de tecnologías en América Latina: una genealogía conceptual. Virtualis, v. 10, n. 19, p. 1-19, 2019. DOI: <https://doi.org/10.2123/virtualis.v10i19.296>.
SILES, I.; GÓMEZ-CRUZ, E.; RICAURTE, P. Toward a popular theory of algorithms. Popular Communication, v. 21, n. 1, p. 57-70, 2022. DOI: <https://doi.org/10.1080/15405702.2022.2103140>.
SILVA, R. Análise das mediações em ambientes de interação nas pesquisas na internet: uma proposta metodológica. Intexto, n. 43, p. 87-106, 2018. DOI: <https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.87-106>.
SILVERSTONE; R.; HIRSCH, E.; MORLEY, D. Tecnologías de la información y de la comunicación y la economía moral de la familia. In: SILVERSTONE, R.; HIRSCH, E.; MORLEY, D. (Orgs.). Los efectos de la nueva comunicación – el consumo de la moderna tecnología en el hogar y en la familia. Barcelona: Bosch, 1996. p. 39-58.
TIRONI, M.; VALDERRAMA, M. Descolonizando los sistemas algorítmicos: diseño crítico para la problematización de algoritmos y datos digitales desde el Sur. Palabra Clave, v. 24, n. 3, p. 1-33, 2021. DOI: <https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.3.2>.
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; WALL, M. D. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018.
WINQUES, K.; LONGHI, R. Mediação, recepção e consumo frente à explosão dos algoritmos. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29, 2020, Campo Grande. Anais [...]. Campinas, Galoá, 2020, p. 1-20. Disponível em: <https://bit.ly/3Ru12Fq>. Acesso em: 05 mai. 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).