Journalism and the Internet: evolution and perspectives of news circulation processes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39413

Keywords:

Circulação, Midiatização, Jornalismo, Internet, Tecnologia

Abstract

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Macri Elaine Colombo, Universidade Federal do Amazonas

 

 

 

Ulysses do Nascimento Varela, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UFSM, Mestrado em Ciência da Comunicação pela UFAM e Graduação em Jornalismo - UFAM.

Vinicius José Sabino Biazotti, Universidade Estadual de Ponta Grossa

 

 

References

ALBANESE, B. C. Mil e uma coleções: os repertórios audiovisuais de alunos do ensino médio público. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 54, p. 53-62, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3Yidqu8>. Acesso em: 10 mar. 2020.

CARVALHO, C. A.; LAGE, L. Midiatização e reflexividade das mediações jornalísticas. In: JUNIOR, J. J.; MATTOS, M. A.; JACKS, N. (Orgs). Mediação e Midiatização. Salvador: EDUFBA: Compós, 2012, p. 245-270. Disponível em: <https://bit.ly/3OIc4pr>. Acesso em: 10 mar. 2020.

CASTILHO, C. 13 dilemas para o jornalismo contemporâneo. Observatório da Imprensa. On-line. Edição 1197 (2022). Disponível em: <https://bit.ly/3OaDiDq>. Acesso em: 10 mar. 2020.

CHARRON, J.; BONVILLE, J. Natureza e transformação do jornalismo. Brasília: Editora Insular, 2016.

FERREIRA, J. F. Uma abordagem triádica dos dispositivos midiáticos. Revista Líbero, n. 17, p. 137-145, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/3DvGaWL>. Acesso em: 10 mar. 2020

FERREIRA, J. F; CORTES, D. F. O duplo vínculo entre a dádiva religiosa e mediática. Revista Animus, v. 19, n. 40, p. 43-72, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3QyexUL>. Acesso em: 10 mar. 2020.

HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Matrizes, v. 8, n. 1, p. 45-64, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3rTlNQr>. Acesso em: 18 fev. 2022.

HITT, A. M.; IRELAND R. D.; HOSKISSSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 2 ed. São Paulo: Cengage Learrning, 2011.

INSTITUTO VERIFICADOR DE COMUNICAÇÃO – IVC. Mídia Impressa. Disponível em: <https://ivcbrasil.org.br>. Acesso em: 10 mar. 2020.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2013.

JENKINS, H; GREEN, J; FORD, S. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Editora Aleph, 2014.

KAPLAN, A. M; HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, v. 1, n. 53, p. 59-68, 2010. DOI: <http://dx.doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003>.

MENEZES, J. E. de O. Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação. São Paulo: UNIP, 2016.

MOUILLAUD, M.; PORTO, S. D. (Orgs.). O Jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.

PEREIRA, M. F. Ecossistemas Comunicacionais: uma proposição conceitual. In: MALCHER, M. A.; SEIXA, N. S. dos A.; LIMA, R. L. A. de; FILHO, O. A. (Orgs.). Comunicação Midiatizada na e da Amazônia. Belém: FADESP, 2011, p. 49-69. Disponível em: <https://bit.ly/3rJ1vJv>. Acesso em: 10 mar. 2020.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC Cultura 2022. [Livro eletrônico]. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: CGIB, 2023.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.

RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de Redes para Mídia Social. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.

REUTERS INSTITUTE. Digital News Report 2017: Tracking the futere of news. University of Oxford, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3rMwdl3>. Acesso em: 17 jul. 2021.

RODRIGUES, A. Prefácio. In: MATTOS, M. .; JANOTTI JUNIOR, J.; JACKS, N. (Orgs). Mediação e Midiatização. Salvador: EDUFBA/Compós, 2012, p. 9-20. Disponível em: <https://bit.ly/3OIc4pr>. Acesso em: 23 abr. 2022.

SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: Uma teoria da comunicação linear e em rede. Rio de Janeiro: Vozes. 2002.

STUMPF, I. R. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, J; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 51-61.

VARELA, U. Midiatização de ciência: a complexidade da abordagem de CT&I na cobertura telejornalística no Brasil e em Moçambique. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação). UFSM, Santa Maria, 2022. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2023.

ZILLER, J.; MOURA, M. A. Usuário antropofágico e produsage: novas lógicas de relação com o jornalismo. In: SILVA, G. et al. (Orgs). Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador: EDUFBA/Compós, 2011, p. 225-240. Disponível em: <https://bit.ly/3Qd8Fjh>. Acesso em: 25 abr. 2023.

Published

2023-08-30

How to Cite

COLOMBO, M. E. .; VARELA, U. do N.; SABINO BIAZOTTI, V. J. Journalism and the Internet: evolution and perspectives of news circulation processes. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 108–124, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39413. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39413. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos