Public interest versus corporate interests: disputes between Folha de S. Paulo and Bolsonaro’s government in editorials about Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.35753

Keywords:

Journalism, Pandemic, Covid-19, Editorials, Folha de S. Paulo

Abstract

O artigo investiga a relevância temática da pandemia de Covid-19 em editoriais de um dos principais jornais brasileiros, a Folha de S. Paulo, analisando de que modo o periódico explorou o tema, notabilizado pelo interesse público, em sua agenda de interesses corporativos, visto que o formato editorial permite flexibilidade de pauta (SANTOS; MARQUES; FONTES, 2020). Mas mesmo estando vinculado aos interesses da empresa jornalística, o editorial não pode ignorar os acontecimentos mais importantes do dia, relevantes para o debate público (MONT’ALVERNE; MARQUES, 2016). Por meio da Análise de Conteúdo, são analisados 147 editoriais publicados de 27 de fevereiro a 10 de maio de 2020 (quando foram confirmadas as 10 mil primeiras mortes por Covid-19 no Brasil). Procedeu-se a uma categorização temática em 87 destes editoriais, caracterizados pelo destaque dado ao assunto logo no título e subtítulo. Conclui-se que embora tenha explorado o assunto sob diferentes vieses, a abordagem política da pandemia acabou se impondo, com a crise sanitária sendo utilizada como pano de fundo para críticas ao governo Bolsonaro e para discussões que vão muito além da agenda de saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hébely Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Journalist. She is a doctoral student in the Postgraduate Program in Communication at the Federal University of Ceará (PPGCOM-UFC), in the Media and Sociocultural Practices research line, a Masters in Communication from PPGCOM-UFC and a degree in Journalism from UFC.

Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC).

References

ADIAR o Enem. Folha de S. Paulo. São Paulo, 19 abr. 2020, Opinião, p. A-2. Disponível em: <https://bit.ly/3fUX2Yx>. Acesso em: 14 ago. 2020.

AINDA tateando. Folha de S. Paulo. São Paulo, 20 mar. 2020, Opinião, p. A-2. Disponível em: <https://bit.ly/3424eQm>. Acesso em: 14 ago. 2020.

ALDÉ, A.; XAVIER, G.; BARRETOS, D.; CHAGAS, V. Critérios jornalísticos de noticiabilidade: discurso ético e rotina produtiva. ALCEU, v. 5, n. 10, p. 186-200, 2005. Disponível em: <http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from%5Finfo%5Findex=9&infoid=185&sid=22>. Acesso em: 16 ago. 2020.

ANTONIOLI, M. E.; ANDRADE, C. C. O interesse público e a liberdade de imprensa como fundamentos da comunicação jornalística democrática. Comunicação & Inovação, v. 18, n. 37, p. 18-30, 2017. DOI: <https://doi.org/10.13037/ci.vol18n37.4477>.

AZEVEDO, F. A.; CHAIA, V. L. M. O Senado nos editoriais dos jornais paulistas (2003-2004). Opinião Pública, v. 14, n. 1, p. 173-204, 2008. DOI: <https://doi.org/10.1590/S0104-62762008000100007>.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.

BARSOTTI, A. Da manchete ao post: a formação de múltiplas agendas nas redes sociais. Revista Contracampo, v. 37, n. 1, p. 168-191, 2018. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17641>. Acesso em: 16 ago. 2020.

BELTRÃO, L. Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.

BOBBIO, N. O futuro da democracia. In: BOBBIO, N. O futuro da democracia. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011, p. 29-52.

CHAPARRO, M. C. Interesse público não se confunde com interesse do público. O xis da questão, [S.l], 2016. Disponível em: <http://oxisdaquestao.provisorio.ws/wp-content/uploads/2016/03/2012_7_31_14_31_7_54154.pdf>.

DALMASO, S. Jornalismo e relevância: o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook. 2017. 211 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/158687>. Acesso em: 16 ago. 2020.

ESPINOSA, P. Géneros para la persuasión en prensa: los editoriales del Diario El País. Ámbitos, n. 10. p. 225-238, 2003. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/168/16801012.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2020.

FIRMSTONE, J. Editorial Journalism and Newspapers’ Editorial Opinions. Oxford Research Encyclopedia of Communication, p. 1–24, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.803>.

GENTILLI, V. O conceito de cidadania, origens históricas e bases conceituais: os vínculos com a Comunicação. Revista Famecos, v. 9, n. 19, p. 36-48, 2002. DOI: <https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3184>.

GOMIS, L. Do importante ao interessante: ensaio sobre critérios para a noticiabilidade no jornalismo. Pauta Geral - Revista de Jornalismo, Salvador, ano 9, n. 4, p. 225-258, 2002.

GUERREIRO NETO, G. Da opinião à identidade. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 5, n. 2, p. 92–105, 2016. Disponível em: <https://revue.surlejournalisme.com/slj/article/view/176>. Acesso em: 16 ago. 2020.

ITUASSU, A. O enquadramento (ou o preconceito) da descrença: uma análise das seções de Opinião de O Globo e da Folha de S. Paulo durante a campanha eleitoral de 2010. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 20., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/papers/o-enquadramento--ou-o-preconceito--da-descrenca--uma-analise-das-secoes-de-opiniao-de-o-globo-e-da-folha-de-s--paulo-dur>. Acesso em: 16 ago. 2020.

KRIEGER, M. G. Editoriais jornalísticos: discursos de representação do interesse coletivo. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, v. 5, n. 1, p. 158-164, 1990. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/99690>. Acesso em: 16 ago. 2020.

MARQUES, F.; MONT’ALVERNE, C. What are newspapers’ editorials interested in? A contribution to understanding the idea of criteria of editorial-worthiness. Journalism, v. 22, n. 7, p. 1-19, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1177/1464884919828503>.

MARQUES, F.; MONT’ALVERNE, C.; MITOZO, I. A empresa jornalística como ator político. Observatório, v. 12, n. 3, p. 224-245, 2018. DOI: <https://doi.org/10.15847/obsOBS12320181166>.

MCQUAIL, D. Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

MELO, J. M. Jornalismo político: Democracia, Cidadania, Anomia. Revista Famecos, v. 15, n. 35, p. 90-94, 2008. DOI: <https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4097>.

MONT’ALVERNE, C.; ATHANÁSIO, E.; MARQUES, F. P. J. The journalist between the profession and the newspaper’s interests: values and Routines in the Production of Folha De S. Paulo’s Editorials. Brazilian Journalism Research, v. 14, n. 2, p. 384–411, 2018. DOI: <https://doi.org/10.25200/BJR.v14n2.2018.1088>.

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A pauta do dia: Um estudo sobre o agendamento do Congresso Nacional brasileiro nos editoriais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo. Brazilian Journalism Research, v. 12, n. 2, p. 112–137, 2016. DOI: <https://doi.org/10.25200/BJR.v12n2.2016.873>.

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. A opinião da empresa no Jornalismo brasileiro: um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 12, p. 121-137, 2015. DOI: <https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p121>.

MOREIRA, F. B. Os valores-notícia no jornalismo impresso: análise das ‘características substantivas’ das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7773/000556586.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2020.

MORETZSOHN, S. D. O joio, o trigo, os filtros e as bolhas: uma discussão sobre fake news, jornalismo, credibilidade e afetos no tempo das redes. Brazilian Journalism Research, v. 15, n. 3, p. 540–561, 2019. DOI: <https://doi.org/10.25200/BJR.v15n3.2019.1188>.

MOTTA, L. G. A Análise Pragmática da Narrativa Jornalística. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28. Rio de Janeiro. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/105768052842738740828590501726523142462.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2020.

NOGUEIRA, L. V.; PATRÍCIO, E. Periodismo e interés público. Un análisis de la pluralidad y equilibrio de las fuentes en la producción noticiosa de la Agencia Câmara Notícias. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 25, n. 2, p. 1013-1030, 2019. DOI: <http://dx.doi.org/10.5209/esmp.64822>.

PRESIDENTE, retire-se. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 mar. 2020, Opinião, p. A-2. Disponível em: <https://is.gd/oqqdiQ>. Acesso em: 14 ago. 2020.

SAMPAIO, R. C.; LYCARIÃO, D. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: ENAP, 2021.

SANTOS, D. H. F.; MARQUES, F. P. J.; FONTES, G. S.. Political journalism between news and opinion: a comparative study of the 2018 Brazilian presidential elections. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 1, p. 122-151, 2020. DOI: <https://doi.org/10.25200/BJR.v16n1.2020.1264>.

SILVA, G. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 2, n. 1, p. 95-107, 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2091>. Acesso em: 16 ago. 2020.

SILVA, L. M. Jornalismo e interesse público. In: SEABRA, R.; SOUSA, V. (orgs.). Jornalismo político: teoria, história e técnica. Rio de Janeiro: Record, 2006, p. 45-84.

WAISBORD, S. The elective affinity between post-truth communication and populist politics. Communication Research and Practice, v. 4, n. 1, p. 17-34, 2018. DOI: <https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1428928>.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 5. ed. Lisboa: Presença, 1999.

Published

2022-08-30

How to Cite

REBOUÇAS, H.; PATRÍCIO, E. Public interest versus corporate interests: disputes between Folha de S. Paulo and Bolsonaro’s government in editorials about Covid-19. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 77–95, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.35753. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35753. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos