Making of da apropriação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.30754

Palavras-chave:

Apropriação, Inapropriação, Desapropriação, Remix, Comunicação Digital

Resumo

O remix tem ocupado um papel de interlocução cultural importante quando o assunto é originalidade, autoria, assinatura, apropriação, inapropriação e desapropriação, pois entre samplings e deslocamentos contextuais de vozes e sonoridades, o resultado estético e/ou a mensagem comunicacional de um remix normalmente entra em processo de crise identitária. A quem pertence a criação original de um Remix? Quais os espaços de circulação do Remix? Quem é o receptor do Remix? O presente artigo é uma reflexão analítica em formato de entrevista com um dos mais importantes pensadores do Remix, Eduardo Navas, professor da Penn State College of Arts and Architecture, responsável pelas disciplinas de cultural analytics e humanidades digitais. Navas foi orientando de doutorado de Lev Manovich na Universidade da Califórnia e é autor de inúmeros livros e centenas de artigos sobre remix.

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Biografia do Autor

Cicero Inacio da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Membro do corpo docente do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Referências

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

DA SILVA, C. I. Making of da apropriação. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 158–170, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.30754. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/30754. Acesso em: 30 mar. 2024.