A perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21493Abstract
O texto busca refletir sobre o entrelaçamento das competências midiáticas e competências relacionais de crianças em situações de produção audiovisual a partir de propostas didáticas construídas com base na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados (EAS).Sob uma perspectiva social, nos interessa apresentar como as crianças, um total de 53 alunos de duas escolas públicas de Florianópolis, mobilizaram a empatia e a postura proativa em situações colaborativas consideradas complexas e condicionadas à motivação para a participação. Metodologicamente, seguimos a abordagem multimétodos e da bricolagem que combinou, durante todo o ano letivo de 2015,observação na escola, intervenção didática, grupo focal com estudantes, caderno de campo e aplicação de um questionário.Entre os resultados, destacamos que a reflexão sobre as competências em uma perspectiva sistêmica e relacional possibilita estabelecer indicadores assertivos, capazes de promover e avaliar fatores constitutivos da interação e competência social entre as crianças na escola. Conclui-se que,ao adotar a metodologia EAS na busca pelo fomento de competências midiáticas sob uma perspectiva social, essa escolha evidencia a necessidade de reestruturação das relações comunicativas entre professores, alunos e ambiente, o que denota a importância de se promover as competências midiáticas entrelaçadas às competências relacionais.
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Agradecimentos
Agradecemos ao CNPq e à Fapemig pelo financiamento do projeto ‘Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos’ desenvolvido pela Rede Alfamed (Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacão sobre Competências Midiáticas para a cidadania).
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