Many women, rare women: representations of the feminine in the ads of the 1920s

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.21470

Keywords:

Representação, Feminino, Anúncios, 1920, Careta

Abstract

Este artigo analisa as representações do feminino em um conjunto de anúncios veiculados na revista Careta na década de 1920. A revista Careta foi um dos mais importantes veículos de comunicação disponíveis ao público de grandes centros urbanos como a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, e circulou de 1908 a 1960. Os anúncios estudados nesse trabalho reúnem um material capaz de refletir certos modelos de enquadramento e representação do feminino naquele período, que destacavam alguns e silenciavam outros tantos modos de existência e tipos de mulher na sociedade urbana brasileira. Enquanto os anúncios
vendiam uma compreensão coletiva de tipos idealizados, havia uma afluência de outras mulheres, com diferentes perfis, desejos, funções, trabalhos e reivindicações, que se amalgamavam naquela sociedade. Eram seletivos e elegiam uma representação dentro do leque de possibilidades experimentadas pelas mulheres em suas relações concretas de vida. Destaca-se o fato de que, nos anúncios, por mais diversos que fossem, os tipos de mulheres escolhidas para serem representadas estavam em congruência com a moda e as novidades da época, exibindo penteados, roupas, maquiagens e acessórios específicos que se revelavam na figura da melindrosa.

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Author Biographies

Everardo Rocha, PUC-Rio

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Olga Bon, PUC-Rio

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

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Published

2020-12-30

How to Cite

ROCHA, E.; BON, O. Many women, rare women: representations of the feminine in the ads of the 1920s. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 94–111, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.21470. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21470. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

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Artigos