Luke Cage: A representação da luta de uma comunidade sitiada
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21411Keywords:
representação, racismo, Luke Cage, sociedade, HarlemAbstract
Neste artigo aborda-se a representação do personagem Luke Cage, inspirado nos quadrinhos da Marvel e adaptado pela empresa Netflix. Objetiva-se observar a questão racial, considerando a história e o contexto de alguns personagens, como também se apresenta uma reflexão sobre a emancipação política da comunidade negra no Harlem. Nesse sentido, a pesquisa trata da análise das características do herói na trama e suas representações no espaço de uma comunidade sitiada, observado nos primeiros onze episódios. Para tanto, a pesquisa bibliográfica baseia-se no conceito de representação (HALL, 2000; FERRO, 1975), de racismo e emancipação política (FANON, 2010), como também, sobre o gueto (WACQUANT, 2008). Esta abordagem proporcionou uma análise sobre personagens que simbolizam o processo de emancipação de um povo submetido às vicissitudes de uma sociedade racista.Downloads
Download data is not yet available.
References
CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena,1988.
FANON, Frantz.Violência.In: ______.Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010, p.49-126.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1975.
______. O Filme - Uma contra-análise da sociedade? In: NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
FORD, Clyde W. As vozes dos ancestrais. In: ______.O Herói com Rosto Africano. Mitos da África: São Paulo, 1999. p. 46-69.
______. O herói com rosto africano. In: ______.O Herói com Rosto Africano. Mitos da África: São Paulo, 1999. p. 27-45.
HALL, Stuart. The work of representation. In:HALL, Stuart (Org.) Representation.Cultural representation and cultural signifying practices. London: Thousand Oaks; New Delhi: Sage/Open University, 1997. p.1-60.
LOPES, Romildo Sergio. O discurso americano para as minorias raciais: o negro e as representações sociais de raça nas Histórias em Quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 34, Recife, 2011. São Paulo: Intercom, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2012/resumos/R33-0769-1.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.
PAC, Robert. Estados Unidos um sonho inacabado: A longa marcha dos afro-americanos. In: PERRAULT, Gilles (Org.). O livro Negro do Capitalismo. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 336-362.
REVISTA ÉPOCA. Série Luke Cage encara um inimigo incômodo da sociedade: a tensão racial. Disponível em: <https://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/09/serie-luke-cage-encara-um-inimigo-incomodo-da-sociedade-tensao-racial.html>. Acesso em: 21 abr. 2018.
VALENCIA, Sayak. El Capitalismo Gore. Barcelona: Editorial Melusina, 2010.
WACQUANT, Loïc. As Duas Faces do Gueto. In: ______.As Duas Faces do Gueto. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 74-91.
______. Uma cidade negra dentro da branca. In: ______.As Duas Faces do Gueto. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 61-73.
WESCHENFELDER, G. V. Os Negros nas Histórias em Quadrinhos de Super-heróis.Revista Identidade!. São Leopoldo, v.18 n.1, p.67-89, jan.-jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/identidade>. Acesso em: 29 mar. 2017.
FANON, Frantz.Violência.In: ______.Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010, p.49-126.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1975.
______. O Filme - Uma contra-análise da sociedade? In: NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
FORD, Clyde W. As vozes dos ancestrais. In: ______.O Herói com Rosto Africano. Mitos da África: São Paulo, 1999. p. 46-69.
______. O herói com rosto africano. In: ______.O Herói com Rosto Africano. Mitos da África: São Paulo, 1999. p. 27-45.
HALL, Stuart. The work of representation. In:HALL, Stuart (Org.) Representation.Cultural representation and cultural signifying practices. London: Thousand Oaks; New Delhi: Sage/Open University, 1997. p.1-60.
LOPES, Romildo Sergio. O discurso americano para as minorias raciais: o negro e as representações sociais de raça nas Histórias em Quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 34, Recife, 2011. São Paulo: Intercom, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2012/resumos/R33-0769-1.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.
PAC, Robert. Estados Unidos um sonho inacabado: A longa marcha dos afro-americanos. In: PERRAULT, Gilles (Org.). O livro Negro do Capitalismo. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 336-362.
REVISTA ÉPOCA. Série Luke Cage encara um inimigo incômodo da sociedade: a tensão racial. Disponível em: <https://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/09/serie-luke-cage-encara-um-inimigo-incomodo-da-sociedade-tensao-racial.html>. Acesso em: 21 abr. 2018.
VALENCIA, Sayak. El Capitalismo Gore. Barcelona: Editorial Melusina, 2010.
WACQUANT, Loïc. As Duas Faces do Gueto. In: ______.As Duas Faces do Gueto. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 74-91.
______. Uma cidade negra dentro da branca. In: ______.As Duas Faces do Gueto. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 61-73.
WESCHENFELDER, G. V. Os Negros nas Histórias em Quadrinhos de Super-heróis.Revista Identidade!. São Leopoldo, v.18 n.1, p.67-89, jan.-jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/identidade>. Acesso em: 29 mar. 2017.
Downloads
Published
2018-04-30
How to Cite
SOARES, O.; SILVEIRA, R. V.; PINHEIRO, C. M. P. Luke Cage: A representação da luta de uma comunidade sitiada. Lumina, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 201–215, 2018. DOI: 10.34019/1981-4070.2018.v12.21411. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21411. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).