Mamãe Dolores, Nice e Val: comoções (e razões) nacionais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21227Keywords:
doméstica, audiovisual, cenário midiático, melodrama, cultura nacional.Abstract
País apontado como aquele que detém o maior número de empregadas domésticas no mundo (OIT, 2013), o Brasil acumula, em suas produções audiovisuais, inúmeros personagens que, exercendo tal função, funcionam, quase sempre, como complemento cênico. No entanto, em alguns momentos deste percurso, esse papel praticamente invisível é catapultado à primeira grandeza, provocando comoções nacionais que, amarradas historicamente, transitam entre o devido reconhecimento do sujeito à elevação da notoriedade da atriz. Investigando tal trajeto, este artigo foca as personagens domésticas Mamãe Dolores, Nice e Val, sob o horizonte dos limites e cobranças que estas repercussões carregam no cenário midiático, discutindo, também, os elos que as narrativas constroem com a matriz melodramática latino-americana.Downloads
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Published
2016-12-22
How to Cite
TAVARES DA SILVA, D. da; MILLIANO, M. Mamãe Dolores, Nice e Val: comoções (e razões) nacionais. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21227. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21227. Acesso em: 24 nov. 2024.
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