Tramas de religiosidade na ficção: a teledramaturgia e seus cruzamentos de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21187Keywords:
teledramaturgia, religiosidade, ficção, midiatização, contextoAbstract
Este estudo buscou compreender os sentidos religiosos abordados pela teledramaturgia da Rede Globo, a partir da análise das obras ficcionais Amor Eterno Amor, A Viagem e Escrito nas Estrelas, livremente inspiradas na doutrina espírita de Allan Kardec. Para a verificação desse cenário, o estudo envolveu dois procedimentos metodológicos: primeiro, a análise de narrativas, e num segundo momento, entrevistas com especialistas religiosos, além de questionários com os estudantes do curso de Comunicação Social. Diante desse contexto, pensar o papel da teledramaturgia no enfoque de novas práticas de religiosidade mostra-se uma perspectiva de investigação relevante para o campo da comunicação, considerando-se que a ressonância e os impactos da ficção televisiva não terminam no último capítulo.
Downloads
References
FAUSTO NETO, Antonio. Midiatização e processos sociais na América Latina. São Paulo: Paulus, 2008.
FECHINE, Yvana; FIGUEIROA, Alexandre. Produção ficcional brasileira no ambiente de convergência: experiências sinalizadoras a partir do Núcleo Guel Arraes. IN: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (org). Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
KARDEC, Allan. O livro dos espíritos: princípios da doutrina espírita. São Paulo, FEB/Lake, 2008.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela como recurso comunicativo. Revista Matrizes. Ano 3- Nº 1- São Paulo: ECA/USP/PAULUS, Agosto/Dezembro, 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
MARTINO, Luís Mauro. Mídia e poder simbólico: um ensaio sobre comunicação e campo religioso. São Paulo: Paulus, 2003.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise pragmática da narrativa jornalística. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (Orgs). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
MOUSINHO, Luiz Antonio. A sombra que me move: ensaios sobre ficção e produção de sentido (cinema, literatura, TV). João Pessoa: Ideia, 2012.
PAIVA, Claúdio Cardoso. Dionísio na Idade Mídia: estética e sociedade na ficção televisiva seriada. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010.
PEREIRA, Yvonne A. Memórias de um suicida. 27ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2012.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
SOUZA, Maria Carmem Jacob; OROFINO, Isabel; RIGHINI, Rafael Roso. Criadores na dramatização da juventude, do feminino e da pobreza. IN: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (org). Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).