Processos de produção e design editorial multiplataforma: um olhar sobre o jornal Zero Hora
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21138Keywords:
design editorial, edição, multiplataforma, jornal, Zero HoraAbstract
O artigo identifica e analisa alterações empreendidas no âmbito da produção jornalística com foco na publicação multiplataforma, tendo em vista demandas que incidem sobre a atividade de design editorial, tomando como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH). Com base na pesquisa documental e observação realizada na redação do periódico, evidenciam-se aspectos que apontam para tensionamentos entre os processos de produção para o tradicional mundo impresso, com limites físicos de informação, e o espaço online como um contínuo informativo. Estes apontam para diferentes gerenciamentos simultâneos da relação entre espaço e tempo no âmbito da redação integrada e sua significativa dependência dos sistemas computacionais que viabilizam os processos de produção e publicação.
Downloads
References
BELOCHIO, Vivian de Carvalho. Jornalismo em contexto de convergência: implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
BOLTER, J. D.; GUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
CARVALHO, Luciana Menezes. Legitimação institucional do jornalismo informativo nas midias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de zero hora no twitter. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, Universidade Federal de Santa Maria, 2010.
CEZAR, Gustavo Buss. Critérios de noticiabilidade: uma releitura frente à nova relação espaço-temporal da sociedade em rede. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010.
CORRÊA, Edson Luiz Scain. O impacto das novas tecnologias no fotojornalismo: do Dakroom ao Lightroom – o caso Zero Hora. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.
DAMASCENO, Patrícia Lopes. O design editorial da cultura: um estudo do projeto gráfico do Segundo Caderno do jornal Zero Hora. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
FELIPPI, Ângela C. T. Jornalismo e identidade cultural: construção da identidade gaúcha em Zero Hora. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
FIDLER, R. Mediamorfosis: comprender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.
FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. Jornalismo no conglomerado de mídia. A reestruturação produtiva sob o capitalismo global. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
GARCIA, M. R. Contemporary newspaper design. Englewood Fields: Prentice-Hall, 1993.
GRUSZYNSKI, Ana C.; LINDEMANN, Cristiane.; OLIVEIRA, Cássia. Virando-se por leitores: a reforma editorial e gráfica do jornal Zero Hora no cenário de convergência (2014). In: Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu, PR: Intercom, 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-0718-1.pdf>
KNEWITZ, Anna Paula. A leitura jornalística na contemporaneidade: novas e velhas práticas dos leitores de zerohora.com. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
LINDEMANN, C. O jornal Zero Hora e seus leitores no contexto de convergência jornalística. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.
MACHADO, Maria Berenice da C. Estratégias híbridas de ação política e mercadológica: estudo dos discursos normativo, jornalístico e publicitário do jornal Zero Hora, no período 1998 2004. Tese. Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.
MORAES, Cybeli A. Edição de fotografia no jornal Zero Hora: entre a produção, a recepção e o produto. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2007.
SALAVERRÍA ALIAGA, R.; AVILÉS, J. A. G.; MASIP, P. Concepto de convergencia periodística. In: GARCÍA, X. L.; FARIÑA, X. P. (coords.) Convergência Digital: Reconfiguración de los Medios de Comunicación en España. Santiago de Compostela: Universidade, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2010. p. 41–64.
RECCHIA, Mariangela. Da Remington à redação integrada: a incorporação das tecnologias na prática jornalística e a transformação da visualização da notícia no jornal Zero Hora. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, Universidade Federal de Santa Maria, 2010.
SEIBT, T. Redação integrada: a experiência do jornal Zero Hora no processo de convergência jornalística. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). São Leopoldo, 2014.
SEIBT, Taís. Transposição de linguagens online para o jornal impresso: aspectos de convergência em tempos de redações integradas. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, SP: Intercom, 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm>
SOSTER, Beatriz S. Histórias e “estórias” fotográficas: afirmação e rompimento das rotinas produtivas no fotojornalismo de Zero Hora. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).