Cibercultura e transformação acelerada nas formas de interação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21104Keywords:
cibercultura, interação, transformação tecnológicaAbstract
A proposta desse artigo é refletir sobre a cibercultura a partir de uma de suas características mais exaltadas: a interação. Pretendemos discutir o otimismo dos autores que defendem as novidades do ciberespaço apresentando as formas de interação e participação como transformadoras do modelo de cultura em que vivemos. Discutiremos também as possibilidades que essa interação no ciberespaço proporciona. Um dos elementos importantes é avaliar até que ponto a interação no ciberespaço abre caminho para uma revolução da comunicação e da informação.
Downloads
References
ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
FEENBERG, Andrew. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: Neder, Ricardo T. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. _ série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010. ISSN 2175.2478.
FELINTO, Erick. A religião das máquinas: ensaios sobre o imaginário da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.
IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2009.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. & LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.
PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SÊGA, Christina. Sociedade e interação: um estudo das diferentes formas de interagir. Brasília: editora Universidade de Brasília, 2011.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).