A autoria no cinema da continuidade intensificada: o caso de Sergio Leone

Autores

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21089

Palavras-chave:

história do cinema, continuidade intensificada, análise fílmica, western, gênero fílmico

Resumo

Resumo: Este ensaio examina a ideia de que o exercício de um cinema autoral não está obrigatoriamente ligado à noção tradicional de autoria, que costuma requerer do cineasta o não pertencimento a um gênero fílmico específico. Usando a obra de Sergio Leone como estudo de caso, o artigo parte do pressuposto de que os filmes do italiano exerceram uma importante contribuição no processo de revisão de certas ferramentas narrativas e estilísticas que passaram a fazer parte do repertório do cinema contemporâneo, embora esta contribuição – uma operação autoral, no nosso entender – seja minimizada ou ignorada por grande parte dos pesquisadores cinematográficos, sobretudo por causa da militância do diretor no cinema de gênero.

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Biografia do Autor

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE (2010-2014). Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação pela UFPE. É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Atua principalmente nas áreas de teoria e história do cinema, com ênfase na análise fílmica, nos estudos dos gêneros fílmicos e nos estudos do som, além de interesse especial na pesquisa da estilística cinematográfica e no cinema de horror.

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MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006.

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Publicado

2015-01-29

Como Citar

CARREIRO, R. A autoria no cinema da continuidade intensificada: o caso de Sergio Leone. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21089. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21089. Acesso em: 20 abr. 2024.