A autoria no cinema da continuidade intensificada: o caso de Sergio Leone
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21089Keywords:
história do cinema, continuidade intensificada, análise fílmica, western, gênero fílmicoAbstract
Resumo: Este ensaio examina a ideia de que o exercício de um cinema autoral não está obrigatoriamente ligado à noção tradicional de autoria, que costuma requerer do cineasta o não pertencimento a um gênero fílmico específico. Usando a obra de Sergio Leone como estudo de caso, o artigo parte do pressuposto de que os filmes do italiano exerceram uma importante contribuição no processo de revisão de certas ferramentas narrativas e estilísticas que passaram a fazer parte do repertório do cinema contemporâneo, embora esta contribuição – uma operação autoral, no nosso entender – seja minimizada ou ignorada por grande parte dos pesquisadores cinematográficos, sobretudo por causa da militância do diretor no cinema de gênero.
Downloads
References
__________. Poetics of Cinema. New York: Routledge, 2008.
__________; THOMPSON, Kristin. Film History: An Introduction. New York: McGraw-Hill, 2009.
BUSCOMBE, Edward. The BFI Companion to the Western. London: Da Capo Press, 1988.
__________. “A Idéia de Gênero no Cinema Americano”. In RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema – Volume II. São Paulo: Editora Senac, 2004. pp. 303-318.
FRAYLING, Christopher. Something to Do with Death. London: Faber and Faber, 2000.
GORBMAN, Claudia. “Film Music”. In HILL, John; CHURCH GIBSON, Pamela. The Oxford Guide to Film Studies. London: Oxford University Press, 1998. pp. 43-49.
HUGHES, Howard. Once Upon a Time in the Italian West. London: I.B. Tauris, 2004.
JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as Imagens do Cinema. São Paulo: Editora Senac, 2009.
MANEVY, Alfredo. “Nouvelle Vague”. In MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006. pp. 221-252.
MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006.
Downloads
Additional Files
- FIG 1 (Português (Brasil))
- FIG 2 (Português (Brasil))
- FIG 3 (Português (Brasil))
- FIG 4 (Português (Brasil))
- FIG 5 (Português (Brasil))
- FIG 6 (Português (Brasil))
- FIG 7 (Português (Brasil))
- FIG 8 (Português (Brasil))
- FIG 9 (Português (Brasil))
- FIG 10 (Português (Brasil))
- FIG 11 (Português (Brasil))
- FIG 12 (Português (Brasil))
- FIG 13 (Português (Brasil))
- FIG 14 (Português (Brasil))
- FIG 15 (Português (Brasil))
- FIG 16 (Português (Brasil))
- FIG 17 (Português (Brasil))
- FIG 18 (Português (Brasil))
- FIG 19 (Português (Brasil))
- FIG 20 (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).