Os gêneros jornalísticos e sua aplicação no radiojornalismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21052Keywords:
produção radiofônica, gêneros, jornalismoAbstract
Retomada das discussões sobre os gêneros jornalísticos e opróprio conceito de gênero para, a partir delas, analisar e discutir os
gêneros jornalísticos do rádio. Trata-se de uma área pouco explorada
pelos acadêmicos e estudiosos brasileiros e que, no entanto, é de
crucial importância para a compreensão do próprio veículo de
comunicação. Com o objetivo de potencializar as observações do rádio
e do radiojornalismo, busca-se compreender o conceito de gênero, sua
aplicação ao jornalismo e, conseqüentemente, às produções radiojornalísticas.
Para isso, retomam-se autores do jornalismo impresso,
como Melo e Beltrão e, posteriormente, estabelece-se uma relação do
que propõem com autores específicos do rádio, como Ferraretto e
Barbosa Filho.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-06-05
How to Cite
LOPEZ, D. C.; DA MATA, J. H. Os gêneros jornalísticos e sua aplicação no radiojornalismo. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21052. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21052. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).