Indexicalidade da imagem no cinema digital
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21018Keywords:
imagens digital, analógica e indexical, cinema digital, C. S. PeirceAbstract
Discussões recentes sobre a natureza simbólica “revolu- cionária” da imagem digital ignoram duas questões fundamentais: (1) o caráter lógico-semiótico dos processos indexicais envolvidos, e (2) a natureza tecnológica dos instrumentos de captação da imagem, fundamentalmente indexicais. Vamos tratar a primeira questão de acordo com os desenvolvimentos da semiótica de C. S. Peirce. A segunda questão exige uma aproximação pormenorizada da natureza técnica dos materiais e meios usados para captação das imagens digitais. Em nossa argumentação, as discussões sobre a natureza “revolucionária” da imagem digital ignoram o funcionamento tipicamente híbrido (parte indexical, parte digital) dos aparatos técnico-científicos que se encontram no núcleo das principais transformações – as câmeras digitais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).