As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.21000Keywords:
posições de sujeito, discurso, mídiaAbstract
Identificar e analisar as diferentes posições de sujeitoassinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livro
didático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhão
de alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou uma
grande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” de
ortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de serem
utilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise desses
discursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do
Discurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhos
desenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre as
noções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento e
poder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão
(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier
(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006).
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-14
How to Cite
DE SOUZA, G. S.; DA SILVA, A. A.; BERNARDINO, R. A. dos S. As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.21000. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21000. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).