Elementos da narrativa na construção do personagem em Ônibus 174
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20904Keywords:
documentário, construção do personagem, Ônibus 174Abstract
O documentário Ônibus 174 (Padilha, 2002) faz parte daprodução cinematográfica recente brasileira, que ganhou força a
partir do Cinema de Retomada nos anos 90, com enfoque no tema
violência urbana. O filme trabalha com duas narrativas: a história de
vida do personagem central e a do caso do sequestro do ônibus 174,
que o levou à visibilidade através das principais emissoras de TV do
país, que cobriu ao vivo todo o evento. Este artigo visa identificar
alguns elementos da narrativa (tempo, espaço, imagem, som, vozes,
ruídos, música, palavra, enunciação, mostração e relatos)
apresentados nos cinco minutos iniciais do filme e analisar o seu
papel na construção do personagem central.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-13
How to Cite
DA SILVA, J. N. Elementos da narrativa na construção do personagem em Ônibus 174. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20904. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20904. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).