The construction of spaces for the coexistence of differences via textbooks: a semiotic analysis of visual representations featuring people in science textbooks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2025.v19.44768

Keywords:

visual language, alterity, textbook, visual representation, peircean semiotics

Abstract

Este artigo, resultado de pesquisa sobre a alteridade em livros didáticos, analisa os modos de representação visual do outro — o diferente, o estranho — em obras de Ciências destinadas ao Ensino Fundamental II. O objetivo geral é compreender de que maneira tais livros podem contribuir para a construção de uma ambiência favorável à convivência com as diferenças. Como objetivos específicos, busca-se explicitar as modalidades de representações visuais presentes nas obras e inventariar os significados por elas mobilizados. Para isso, recorremos às reflexões de Bauman e Kristeva sobre alteridade e à classificação das formas visuais figurativas proposta por Santaella, empregada aqui como estratégia de análise. Para o âmbito deste artigo, tomamos as representações visuais de quatro coleções de Ciências, sorteadas entre 12 coleções que compõem a amostra estratificada de 23 coleções, constituída a partir de 68 recomendadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). Entre os principais resultados, destaca-se a predominância das formas visuais figurativas como registro, o que conduz o intérprete à constatação do conteúdo capturado pelas imagens e, quanto às diferenças contempladas, prevalecem as representações com pessoas de pele preta. Conclui-se que a contribuição dos livros para a construção de espaços de coexistência reside, sobretudo, na visibilidade dada às diferenças — ainda sem maior aprofundamento em sua problematização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso).

 

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso).

References

AGAMBEN, G. Il volto. In: AGAMBEN, G. Mezzi senza fine. Note sulla politica. Torino: Bollati Boringhieri, 1996. p. 74-80.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CANTO, E. L., LEITE, L. C. C., CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Moderna, 2022.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. O processo de construção social da velhice: nuances advindas da publicidade. Trayectorias Humanas Trascontinentales, n. 11. DOI: https://doi.org/10.25965/trahs.4025. 2021.

GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Teláris ciências. São Paulo: Ática, 2024. v. 6 e v. 8.

KRISTEVA, J. Powers of horror: an essay on abjection. New York: Columbia: University Press, 1982.

KRISTEVA, J. Estrangeiros de nós mesmos. São Paulo: Rocco, 1994.

LOPES, S.; AUDINO, J. Inovar: ciências da natureza. São Paulo: Saraiva, 2018.

MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo, Contexto, 2014.

PEIRCE, C. S. Principles of philosophy. In: HARSTONE, C.; WEIS, P. Collected papers of Charles Sanders Peirce, 1931.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

SANTAELLA, L. A teoria geral dos signos: semiose e autogeração. São Paulo: Ática, 1995.

SALVADOR, E.; FERRER, L. C; USBERCO, J.; MARTINS, J. M.; VELLOSO, H. M.; SCHECHTMANN, E. Companhia das ciências. São Paulo: Saraiva. 2020. v. 8.

Published

2025-08-30

How to Cite

DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. de; PIMENTA, M. A. de A. The construction of spaces for the coexistence of differences via textbooks: a semiotic analysis of visual representations featuring people in science textbooks. Lumina, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 167–191, 2025. DOI: 10.34019/1981-4070.2025.v19.44768. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/44768. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)