Um elogio da pesquisa: resenha de Marxismo cultural e estudos de mídia, de Otávio Daros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.44509

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação, História das Ideias, História do Pensamento em Comunicação, Douglas Kellner, História do Pensamento

Resumo

Resenha de Marxismo cultural e estudos de mídia: trajetória e análise da obra de Douglas Kellner, de Otávio Daros. A obra se propõe a fazer uma investigação acerca do percurso e das contribuições desse destacado teórico estadunidense que, por circunstâncias explicadas no livro, acabou se tornando um teórico da Comunicação. O livro se divide, basicamente, entre uma contextualização do desenvolvimento desse autor enquanto pensador (identificando, assim, quais foram as influências, de onde partiu e quais os atravessamentos sobre seu pensamento) e uma exegese do que Kellner presta ao campo da Comunicação. Sem poupar críticas, Daros aponta eventuais generalizações e contradições do autor estudado, além de salientar as contribuições que, de fato, capilarizaram-se no campo e, até hoje, servem como referencial teórico do estudo de fenômenos midiáticos. O autor, ainda que jovem, despeja muita capacidade e domínio. Excetuando pequenos deslizes, é um volume que apresenta o desenvolvimento de Douglas Kellner e tece uma análise minuciosa sobre seu legado para o campo da Comunicação. Foi constatado que se trata de uma obra que poderá facilmente ser incorporada a bibliografias acadêmicas em disciplinas da graduação e pós-graduação em Comunicação voltadas para a Teoria da Comunicação ou História do Pensamento em Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Freire Simões Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graudaçãoem Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel). Assina textos jornalísticos sob o pseudônimo de Arthur Grohs.

Referências

BROUWER, D.; SQUIRES, C. Public Intellectuals, Public Life, and the University. In: ETZIONI, A.; BOWDITCH, A. Public Intellectuals: an endangered species?. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2008.

DAROS, O. Marxismo cultural e estudos de mídia: trajetória e análise da obra de Douglas Kellner. Curitiba: UFPR, 2022.

HALL, S. Life and times of the first New Left. New Left Review, n. 61, 2010. Disponível em: https://l1nq.com/9BTx6 . Acesso em 5 fev. 2024.

JACOBY, R. Os últimos intelectuais: a cultura americana na Era da Academia. São Paulo: Edusp/Trajetória Cultural, 1990.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan-abr, 2004. p. 5-17. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

SIMÕES PIRES, A. F. . Um elogio da pesquisa: resenha de Marxismo cultural e estudos de mídia, de Otávio Daros. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 207–212, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.44509. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/44509. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas