A comunicação corporativa e o consumo de ativismo: o caso da Simple Organic no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.42961

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Hegemonia, Identidade, Ativismo

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a configuração da comunicação corporativa como estímulo ao consumo de ativismo na pós-modernidade, suas características e formas de expressão. No contexto de nossa problematização, caracterizamos o consumo como um ato de expressão identitária e cultural, entendendo que os símbolos são utilizados como forma de atribuição de significados e valores. A problematização diz respeito a como o estímulo ao consumo de ativismo engendra a ordem capitalista pós-moderna, em um sistema que se retroalimenta e se transforma a partir das suas próprias inquietações, utilizando as mídias sociais para aumentar o alcance da narrativa e atingir uma audiência mais ampla. Para responder a isso, realizamos um estudo tendo como base um perfil de produtos veganos no Instagram (Simple Organic) observando como se configura o conteúdo das postagens da empresa em relação aos símbolos apresentados, entre 04 e 14 de outubro de 2023. Analisamos a estratégia discursiva da marca sob a ótica de deslocamentos identitários, buscando entender os padrões narrativos empregados. Observamos nas narrativas da marca, nas redes sociais, uma tendência à apropriação de signos de consumo já estabelecidos culturalmente.

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Biografia do Autor

Giovanna Masiero Fischer, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Mestranda no PPGCom ESPM. Bacharel em Ciências Econômicas, Especialista em Inteligência de Mercado.

Marcia Perencin Tondato, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Docente titular - PPGCom ESPM, líder do GP CNPq CiCO.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

FISCHER, G. M.; TONDATO, M. P. A comunicação corporativa e o consumo de ativismo: o caso da Simple Organic no Instagram. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 58–73, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.42961. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/42961. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos