Mídias digitais no desenvolvimento de competências escolares: dinâmicas dos estudantes do interior do Pará durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40491Palavras-chave:
Comunicação, Media Literacy, Internet, Covid-19, AmazôniaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como os alunos da Escola Estadual Macário Dantas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, fazem uso da internet e das mídias digitais, e como essa utilização favorece o desenvolvimento de competências escolares. A escola situa-se na região da Amazônia Oriental que, como toda a região Norte, vivencia a falta de políticas públicas tecnodemocráticas. A partir de uma perspectiva baseada nos estudos sobre media literacy, foi realizada uma análise multiperspectiva com alunos, moradores da zona urbana e da zona rural, dos terceiros anos do ensino médio, no ano de 2021, durante a pandemia da Covid-19. Foram aplicados questionários para se compreender e comparar os indicadores estatísticos da inclusão e acessibilidade à internet e realizado um grupo focal para observar o protagonismo dos jovens nas mídias digitais e se esse protagonismo favorece o desenvolvimento de competências. As conclusões apontam que existe uma disparidade entre o acesso e o consumo da internet entre os jovens da cidade e do campo, o que fragiliza o protagonismo na cibercultura e consequentemente a participação dessa parcela da juventude nos processos de cidadania democrática.
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