Audiovisual, criação e docência: o autoestudo como experiência de formação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40487Resumo
O artigo relata uma experiência em audiovisual que aborda a formação inicial de professores e o desenvolvimento profissional docente. Nosso horizonte é a docência crítica e criativa, integrada às tecnologias digitais e à mídia na relação com estudantes protagonistas de seus processos formativos. Muitos alunos chegam à universidade sabendo usar as tecnologias digitais, mas com dificuldades em como integrá-las em práticas educativas que valorizem a criação e a autonomia. Durante um semestre letivo desenvolvemos, juntamente com os graduandos, estudos sobre audiovisual que culminaram na criação de um curta-metragem produzido, escrito e dirigido por nós, enquanto docentes da disciplina e pelos estudantes envolvidos, em um trabalho criativo e coletivo, objeto do presente estudo. O percurso teórico metodológico que norteou o projeto educativo e a análise ancoram-se na perspectiva das narrativas autobiográficas (DELORY-MOMBERGER, 2016) considerando a construção compartilhada dos saberes pela autorreflexão (PINNEGAR; HAMILTON, 2009), à luz dos conceitos de experiência educativa (DEWEY, 2011), do potencial da produção de saberes da experiência (BONDÍA, 2002) e da docência (TARDIF, 2014). Apontamos no estudo as possibilidades da produção de curtas-metragens digitais enquanto forma de integrar docentes e discentes em um processo criativo e reflexivo, abordando a docência na articulação com a linguagem artística. As reflexões que emergem trazem possibilidades para pensar propostas de formação que favoreçam uma visão de apropriação crítica e criativa das mídias e das tecnologias da informação e comunicação.
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