Audiovisual, criação e docência: o autoestudo como experiência de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40487

Resumo

O artigo relata uma experiência em audiovisual que aborda a formação inicial de professores e o desenvolvimento profissional docente. Nosso horizonte é a docência crítica e criativa, integrada às tecnologias digitais e à mídia na relação com estudantes protagonistas de seus processos formativos. Muitos alunos chegam à universidade sabendo usar as tecnologias digitais, mas com dificuldades em como integrá-las em práticas educativas que valorizem a criação e a autonomia. Durante um semestre letivo desenvolvemos, juntamente com os graduandos, estudos sobre audiovisual que culminaram na criação de um curta-metragem produzido, escrito e dirigido por nós, enquanto docentes da disciplina e pelos estudantes envolvidos, em um trabalho criativo e coletivo, objeto do presente estudo. O percurso teórico metodológico que norteou o projeto educativo e a análise ancoram-se na perspectiva das narrativas autobiográficas (DELORY-MOMBERGER, 2016) considerando a construção compartilhada dos saberes pela autorreflexão (PINNEGAR; HAMILTON, 2009), à luz dos conceitos de experiência educativa (DEWEY, 2011), do potencial da produção de saberes da experiência (BONDÍA, 2002) e da docência (TARDIF, 2014). Apontamos no estudo as possibilidades da produção de curtas-metragens digitais enquanto forma de integrar docentes e discentes em um processo criativo e reflexivo, abordando a docência na articulação com a linguagem artística. As reflexões que emergem trazem possibilidades para pensar propostas de formação que favoreçam uma visão de apropriação crítica e criativa das mídias e das tecnologias da informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Luiz Assunção Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação em Competências Midiáticas para a Cidadania (Alfamed).

Referências

ASSUNÇÃO JÚNIOR, M. L. C.; PRATA LINHARES, M. M. Cinema e Experiência: criação audiovisual e construção de significados. In: BORGES G.; BARBOSA M. (Orgs.). Competências Midiáticas em cenários Brasileiros: interfaces entre comunicação. educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019, p. 235-256. Disponível em: <http://bit.ly/3Mq2w1A>. Acesso em: 1 mar. 2023.

ASSUNÇÃO JÚNIOR, M. L. C.; PRATA LINHARES, M. M. Criação e Memória - o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 23, p. 797-817, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3859>. Acesso em: 1 mar. 2023.

BITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 01, p. 205–214, 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433>. Acesso em: 2 mar. 2023.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, 2002. Disponível em: <https://bit.ly/3FWWxgF>. Acesso em: 2 mar. 2023.

BORGES, G.; SILVA, M. B. (Orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. Disponível em: <http://bit.ly/3MpNB7f>. Acesso em 1 mar. 2023.

CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.; NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 11, p. 399–419, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108>.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, p. 133-147, 2016. DOI: <https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147>.

DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

DOUCET, A.; NETOLICKY, D.; TIMMERS, K.; TUSCANO, F. J. Thinking about Pedagogy in an Unfolding Pandemic. An Independent Report on Approaches to Distance Learning During COVID19 School Closures. Independent Report written to inform the work of Education International and UNESCO, 29 julho, 2020. Disponível em: <http://bit.ly/3zFKJeY>. Acesso em: 2 mar. 2023.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/1421>. Acesso em: 1 mar. 2023.

FROMENT, F.; GARCÍA GONZÁLEZ, A. J.; BOHÓRQUEZ, M. R. The Use of Social Networks as a Communication Tool between Teachers and Students: A Literature Review. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, v. 16, n. 4, p. 126-144, 2017. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1160610.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2023.

GREENHOW, C.; CHAPMAN, A. Social distancing meet social media: digital tools for connecting students, teachers, and citizens in an emergency. Information and Learning Sciences, v. 121, n. 5/6, p. 341-352, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1108/ILS-04-2020-0134>.

GOMES, M. B. A Narrativa midiática: Mediações dos Acontecimentos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: <http://bit.ly/3zF2CKV>. Acesso em: 1 mar. 2023.

IBGE (Brasil). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores, 2015. [Rio de Janeiro]: Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2016a. Disponível em: <http://bit.ly/43fd7Cf>. Acesso em: 30 nov. 2019.

IBGE (Brasil). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, 2015. [Rio de Janeiro]: Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2016b. Disponível em: <https://bit.ly/3ZLPUoh>. Acesso em: 30 nov. 2019.

MARCONDES, M. I.; FLORES, M. A. O auto estudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação dos professores. Educação, v. 3, n. 2, p. 297-306, 2014. DOI <https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331>.

NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L.; MELO, A. A. S.; CASTIONI, R. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Ipea, 2020 (Nota Técnica Disoc n. 88/2020).

PINNEGAR, S.; HAMILTON, M. L. Self-study of practice as a genre of qualitative research: Theory, methodology, and practice. Berlim: Springer Science & Business Media, 2009.

RUBERTI, I.; PONTES, A. Mídia, educação e cidadania: considerações sobre a impotância da alfabetização tecnológica audio-visual na sociedade da informação. ETD-Educação Temática Digital, v. 3, n. 1, p. 21-27, 2001. Disponível em: <https://bit.ly/43in0Px>. Acesso em: 1 mar. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TIRARD, L. Grandes diretores de cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

ASSUNÇÃO JÚNIOR, M. L.; PRATA-LINHARES, M. M. Audiovisual, criação e docência: o autoestudo como experiência de formação. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 63–77, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.40487. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40487. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano