Dietas e competências mediáticas de universitários portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40479

Palavras-chave:

Literacia mediática, Práticas, Competências, Informação, Universitários portugueses

Resumo

Na sociedade dos ecrãs, das redes e em rede, uma nova ordem comunicacional – caracterizada pela efemeridade dos discursos narrativos, pela globalização imagética ininterrupta, pela desordem informacional que molda um novo ecossistema mediático, pela fragmentação da atenção em múltiplos e constantes estímulos – impõe que se assuma a atualidade do conceito de literacia mediática (alfabetização mediática, educomunicação) e a sua pertinência para uma crítica e racional leitura do Mundo, rumo a competências globais (OCDE, 2018), competências de cultura democrática (CONSELHO DA EUROPA, 2016), rumo a uma cidadania global (UNESCO, 2015). Esta investigação procurou perceber de que forma é que os jovens universitários portugueses (n=314) constroem as suas dietas mediáticas, em particular as informativas, como as desconstroem, as interpretam e como refletem acerca das mesmas. A nível metodológico, optámos por uma triangulação que teve por base um inquérito por questionário (para aferição de práticas mediáticas), uma prova de literacia mediática (para avaliação de competências de literacia) e, por fim, um grupo de foco (de forma a aprofundar os resultados obtidos). Os resultados revelaram jovens alheados, desfocados do que os rodeia, pouco críticos e engajados.

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Biografia do Autor

Isa Maio, Universidade Autónoma de Lisboa

Mestre em Comunicação Aplicada, Universidade Autónoma de Lisboa.

Paula Lopes, Universidade Autónoma de Lisboa

 Doutorada em Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa/LabCom/NIP-C@M.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

MAIO, I. .; LOPES, P. Dietas e competências mediáticas de universitários portugueses. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 78–92, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.40479. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40479. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano