Dietas e competências mediáticas de universitários portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40479

Palavras-chave:

Literacia mediática, Práticas, Competências, Informação, Universitários portugueses

Resumo

Na sociedade dos ecrãs, das redes e em rede, uma nova ordem comunicacional – caracterizada pela efemeridade dos discursos narrativos, pela globalização imagética ininterrupta, pela desordem informacional que molda um novo ecossistema mediático, pela fragmentação da atenção em múltiplos e constantes estímulos – impõe que se assuma a atualidade do conceito de literacia mediática (alfabetização mediática, educomunicação) e a sua pertinência para uma crítica e racional leitura do Mundo, rumo a competências globais (OCDE, 2018), competências de cultura democrática (CONSELHO DA EUROPA, 2016), rumo a uma cidadania global (UNESCO, 2015). Esta investigação procurou perceber de que forma é que os jovens universitários portugueses (n=314) constroem as suas dietas mediáticas, em particular as informativas, como as desconstroem, as interpretam e como refletem acerca das mesmas. A nível metodológico, optámos por uma triangulação que teve por base um inquérito por questionário (para aferição de práticas mediáticas), uma prova de literacia mediática (para avaliação de competências de literacia) e, por fim, um grupo de foco (de forma a aprofundar os resultados obtidos). Os resultados revelaram jovens alheados, desfocados do que os rodeia, pouco críticos e engajados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maio, Universidade Autónoma de Lisboa

Mestre em Comunicação Aplicada, Universidade Autónoma de Lisboa.

Paula Lopes, Universidade Autónoma de Lisboa

 Doutorada em Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa/LabCom/NIP-C@M.

Referências

AGUADED, I. et al. Currículo Alfamed de Formação de Professores em Educação Mediática. São Paulo: Palavra Aberta, 2021

AMARAL, I. et al. Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais. Estudos em Comunicação, n. 24, p. 107–131, 2017. DOI: <https://doi.org/10.20287/ec.n24.a06>.

BUCKINGHAM, D. The Media Education Manifesto. Cambridge: Polity Press, 2022.

CONSELHO DA EUROPA. Competências para Uma Cultura da Democracia: Viver juntos em igualdade em sociedades democráticas culturalmente diversas. Estrasburgo: Council of Europe, 2016.

CUNHA, I. F. Literacias para a cidadania global. Comunicação & Educação, n. 2, p. 183-198, 2022. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198>.

KEANE, J. Democracy and Media Decadence. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

LIGEIRO, F. Notícias e Smartphones: práticas e consumos mediáticos digitais dos jovens universitários portugueses. [Dissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada – Universidade Autónoma de Lisboa], 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3mA4UIi>. Acesso em: 19 mar. 2023.

LOPES, P. Literacia(s) e literacia mediática. CIES-Working Paper, n. 110/2011, p. 1-37, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/3ohQ221>. Acesso em: 19 mar. 2023.

LOPES, P. et al. Direitos digitais: Uma password para o futuro. Relatório do inquérito UAL/DECO 2014-2015. Lisboa: NIP-C@M, 2015.

LOPES, P. A Idade dos Media. Media, jornalismo e cidadania na contemporaneidade: conceitos & dicas para uma leitura orientada. Faro: Sílabas e Desafios, 2017.

LOPES, P. Mentiras, pegadas e algoritmos: Da necessidade de uma educação para os media. In: LOPES, P.; REIS, B. (Orgs.). Comunicação Digital: Media, práticas e consumos. Lisboa: NIP-C@M, 2019, p. 137-156.

MAIO, I. Universitários e Consumo de Informação: dietas e competências mediáticas na vida de todos os dias. [Dissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada – Universidade Autónoma de Lisboa], 2021. Disponível em: <https://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/5507/1/IsaMaio.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2023.

OCDE. Marco de Competencia Global. Estudio PISA. Preparar a nuestros jóvenes para un mundo inclusivo y sostenible. Madrid: OCDE, 2018.

PEREIRA, S.; PINTO, M.; MOURA, P. Níveis de Literacia Mediática: estudo exploratório com jovens do 12º ano. Braga: Universidade do Minho Editora/CECS, 2015.

PEREIRA, S. Crianças, Jovens e Media na Era Digital: Consumidores e produtores? Braga: Universidade do Minho Editora/CECS, 2021.

PONTE, C.; BATISTA, S. EU Kids Online Portugal. Usos, competências, riscos e mediações da Internet reportados por crianças e jovens (9-17 anos). Lisboa: EU Kids Online e NOVA FCSH, 2019.

SILVEIRA, P.; AMARAL, I. Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais. Estudos em Comunicação, v. 1, n. 26, p. 261–280, 2018. DOI: <https://doi.org/10.20287/ec.n26.v1.a15>.

UNESCO. Educação para a Cidadania Global. Preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo: Council of Europe, 2017.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

MAIO, I. .; LOPES, P. Dietas e competências mediáticas de universitários portugueses. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 78–92, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.40479. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano