Dietas e competências mediáticas de universitários portugueses
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40479Palavras-chave:
Literacia mediática, Práticas, Competências, Informação, Universitários portuguesesResumo
Na sociedade dos ecrãs, das redes e em rede, uma nova ordem comunicacional – caracterizada pela efemeridade dos discursos narrativos, pela globalização imagética ininterrupta, pela desordem informacional que molda um novo ecossistema mediático, pela fragmentação da atenção em múltiplos e constantes estímulos – impõe que se assuma a atualidade do conceito de literacia mediática (alfabetização mediática, educomunicação) e a sua pertinência para uma crítica e racional leitura do Mundo, rumo a competências globais (OCDE, 2018), competências de cultura democrática (CONSELHO DA EUROPA, 2016), rumo a uma cidadania global (UNESCO, 2015). Esta investigação procurou perceber de que forma é que os jovens universitários portugueses (n=314) constroem as suas dietas mediáticas, em particular as informativas, como as desconstroem, as interpretam e como refletem acerca das mesmas. A nível metodológico, optámos por uma triangulação que teve por base um inquérito por questionário (para aferição de práticas mediáticas), uma prova de literacia mediática (para avaliação de competências de literacia) e, por fim, um grupo de foco (de forma a aprofundar os resultados obtidos). Os resultados revelaram jovens alheados, desfocados do que os rodeia, pouco críticos e engajados.
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