Mapas das mediações e territórios de expressão para uma política da educação midiática: o grupo EntreMídias

Autores

  • Rejane Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40447

Palavras-chave:

Comunicação, Educação Midiática, Território de Expressão, Mapa das Mediações, Leitura Crítica

Resumo

Discute-se aqui os alicerces de algumas práticas desenvolvidas no âmbito da criação do grupo EntreMídias - Laboratório de Educação Midiática. O EntreMídias elabora e ministra oficinas de leituras críticas de mídia, no curso de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, desde de 2018. A partir de experiências em educação midiática e letramento midiático, as oficinas de formação desenvolvem uma série de pistas metodológicas que serão abordadas neste artigo a partir dos mapas das mediações, concebido por Jesus Martín-Barbero e a noção de territórios de expressão. A atividade de formação em oficinas pôde dimensionar a importância da constituição de territórios heterogêneos para possibilitar ler a mídia de forma crítica e com repertórios compartilhados. Neste sentido, o trabalho tem como intenção acompanhar os processos e as metodologias criadas pelo coletivo, no sentido de fomentar acima de tudo, grupos de trabalho diversificados e abordar a temática de mídia em seus usos, experimentações e mensagens. As oficinas, assim, se constituem como ambientes propícios e terreno fértil para entender as mensagens compartilhadas por sujeitos em suas singulares competências culturais e corroboram para a criação de políticas de educação midiática.

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Biografia do Autor

Rejane Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Associada III do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

MOREIRA, R. . Mapas das mediações e territórios de expressão para uma política da educação midiática: o grupo EntreMídias. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 93–106, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.40447. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40447. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano