Mapas das mediações e territórios de expressão para uma política da educação midiática: o grupo EntreMídias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40447Palavras-chave:
Comunicação, Educação Midiática, Território de Expressão, Mapa das Mediações, Leitura CríticaResumo
Discute-se aqui os alicerces de algumas práticas desenvolvidas no âmbito da criação do grupo EntreMídias - Laboratório de Educação Midiática. O EntreMídias elabora e ministra oficinas de leituras críticas de mídia, no curso de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, desde de 2018. A partir de experiências em educação midiática e letramento midiático, as oficinas de formação desenvolvem uma série de pistas metodológicas que serão abordadas neste artigo a partir dos mapas das mediações, concebido por Jesus Martín-Barbero e a noção de territórios de expressão. A atividade de formação em oficinas pôde dimensionar a importância da constituição de territórios heterogêneos para possibilitar ler a mídia de forma crítica e com repertórios compartilhados. Neste sentido, o trabalho tem como intenção acompanhar os processos e as metodologias criadas pelo coletivo, no sentido de fomentar acima de tudo, grupos de trabalho diversificados e abordar a temática de mídia em seus usos, experimentações e mensagens. As oficinas, assim, se constituem como ambientes propícios e terreno fértil para entender as mensagens compartilhadas por sujeitos em suas singulares competências culturais e corroboram para a criação de políticas de educação midiática.
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