As relações entre jogo, estética e linguagem numa perspectiva educativa

Autores

  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-1896-5065
  • Leonardo Longen Neves Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.38331

Palavras-chave:

Jogo, Estética, Linguagem, Educação Infantil, Simbólico

Resumo

Considerando que o contexto da Educação Infantil está atravessado pelo conceito de jogo, tanto no âmbito das políticas públicas quanto da prática educativa, o presente texto pretende explorar categorias centrais em torno da ludicidade. Construindo reflexões sobre essas categorias, intencionamos apresentar algumas análises estabelecendo aproximações conceituais mais específicas sobre jogo, estética e linguagem. Buscando referenciais teóricos de diferentes ancoragens, destacaremos: os estudos da Sociologia e suas contribuições para a compreensão do jogo em seu aspecto cultural; as relações do jogo com a arte e a linguagem a partir da Filosofia; e também as relações entre o jogo e a produção/operação simbólica na Psicanálise. Entendemos que, por mais que cada campo de estudos aqui mencionado tenha seus próprios posicionamentos acerca da temática, a concepção do jogo, enquanto um elemento do processo de formação, pode ser aprofundado na medida em que o descolamos de um contexto mais pragmático para recuperar seu sentido ontológico e seu potencial linguageiro e simbólico.

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Biografia do Autor

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e pesquisadora pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.

Leonardo Longen Neves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista pelo programa UNIEDU/FUMDES Pós-Graduação.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

DIAS, J.; NEVES, L. L. . As relações entre jogo, estética e linguagem numa perspectiva educativa. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 140–155, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.38331. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/38331. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos