Cumplicidades entre mídia e audiência nas narrativas de “real” na ficção e no jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.26056Palavras-chave:
Narrativa Audiovisual, Real, Interações Emissor e ReceptorResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as reconfigurações observadas nas relações entre mídia e audiência a partir das novas possibilidades interativas oportunizadas pelas tecnologias comunicacionais, bem como a especificidade das narrativas resultantes destas relações entre os mundos da produção e do consumo dentro do circuito comunicacional. A partir da complexificação das relações entre emissor e receptor, objetiva-se, assim, pensar particularmente como as narrativas audiovisuais, neste caso, enquanto frutos do seu tempo, reorganizam suas gramáticas e linguagens no contemporâneo, em direção à aproximação a seus públicos, adotando como estratégia a oferta de sentidos como a autenticidade do narrar e a redução das artificialidades dos seus conteúdos. Para tanto, parte-se da ideia de que as mídias apostam nas narrativas que tratam do “real”, a partir de uma estética pautada pela informalidade e espontaneidade, buscando de algum modo, estabelecer um contrato de cumplicidade com as audiências. Do ponto de vista metodológico, a questão é proposta em termos teóricos a partir do debate acerca da narrativa e das narrativas audiovisuais, na ficção e não ficção, além de explorar conceitualmente as interações entre emissor e receptor. Como recorte empírico, são tomados para análise exemplos de produções como documentários, séries e filmes.
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