Para além da imagem: o papel dos efeitos sonoros no filme O Pântano

  • Roberta Coutinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: sound design, hiper-realismo, paisagem sonora, Lucrecia Martel, cinema argentino

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar o papel de sons ambientes e ruídos naturais do cotidiano na construção narrativa e estilística do filme argentino O Pântano (La Ciénaga, Lucrecia Martel, 2001). A discussão parte do pressuposto de que a produção cinematográfica contemporânea costuma privilegiar a instância visual, relegando aos elementos sonoros uma função secundária de mero reforço da construção do sentido imagético. Para dar materialidade à discussão, realizamos uma análise detalhada da sequência de abertura do filme, que emprega a estratégia de combinar enquadramentos fechados e close-ups de objetos e partes do corpo humano com ruídos naturais amplificados, a fim de construir uma paisagem sonora hiper-real, propondo assim um modelo de escuta em que os sons afetam e modificam o sentido narrativo das imagens. Dessa maneira, o longa-metragem consegue subverter a tendência dominante e explorar os sons do cotidiano de forma autônoma e criativa. Assim, a partir da observação cuidadosa desta cena, que funciona como um microcosmo do processo criativo sonoro de todo o filme, propomos uma reflexão atenta sobre o papel dos sons no estabelecimento de uma relação mais sinestésica do que meramente informativa entre espectador e diegese fílmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco.

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE (2010-2014). Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação pela UFPE. É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BARRENHA, Natália Christofoletti. A Experiência do Cinema de Lucrecia Martel: Resíduos do Tempo e Sons à Beira da Piscina. Dissertação de mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011.
CAPELLER, Ivan. Raios e Trovões: Hiper-realismo e Sound Design no Cinema Contemporâneo. O som no Cinema [catálogo]. Rio de Janeiro: Tela Brasilis/Caixa Cultural, 2008. pp. 65-70.
CARREIRO, Rodrigo. “Sobre o som no cinema de horror: padrões recorrentes de estilo”. Ciberlegenda, Niterói: Universidade Federal Fluminense, v. 24, p. 29-42, 2011.
CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
COSTA, Fernando Morais. Pode o Cinema Contemporâneo Representar o Ambiente Sonoro em que Vivemos? Logos, Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p 94-106, janeiro-junho, 2010.
______. Pode-se Dizer que Há Algo Como um Hiper-realismo Sonoro no Cinema Argentino?. Ciberlegenda, Niterói: Universidade Federal Fluminense, v. 1, n. 24, p. 84-90, 2011.
ESPOSITO, Maurício de Caro. Criando o Mundo Com Sons: Pós-produção de Som e Sound Design no Cinema. 2011. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2011.
KERINS, Mark. Narration in the Cinema of Digital Sound. The Velvet Light Trap, Houston, v. 58, n. 3, p. 41-54, 2006.
MELLO, Roger. Rarefação: Paradoxos Imagéticos. Anais do Congresso Internacional da APCG. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, p. 359-371, 2012.
OPOLSKI, Débora. Introdução ao Desenho de Som. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
PENA, Jaime. Historias Extraordinárias: Nuevo Cine Argentino 1999 – 2008. Madri: T & B Editores/Festival Internacional de Cine de Las Palmas de Gran Canarias, 2009.
SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2001.
SEEL, Martin. No Escopo da Experiência Estética. Experiência Estética e Performance (Orgs. Benjamin Picado, Carlos Camargo Mendonça e Jorge Cardoso Filho). Salvador: Edufba, 2014.
STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: Papirus Editora, 2003.
Publicado
2019-12-30
Como Citar
COUTINHO, R.; CARREIRO, R. Para além da imagem: o papel dos efeitos sonoros no filme O Pântano. Lumina, v. 13, n. 3, p. 200-215, 30 dez. 2019.