Origens do cinema de animação em Pernambuco

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcos Buccini Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: cinema brasileiro, cinema de animação, Pernambuco, Super Oito

Resumo

Em 1972, Fernando Spencer e Lula Gonzaga realizaram a animação Vendo/Ouvindo e, assim, deram início à trajetória do cinema de animação em Pernambuco. O filme fez parte do início do Ciclo do Super-8 do Recife, uma onda de realizações cinematográficas que durou de 1973 a 1983. Ao todo, onze animações foram produzidas por seis diretores durante esse período. Este ensaio procura, a partir de uma abordagem histórica, comentar o processo de realização de cada obra e o papel de cada realizador dentro do contexto do Ciclo do Super-8 pernambucano, além de analisar os filmes em relação às características estéticas, às condições de produção e ao pensamento ideológico e político da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação pela UFPE. É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. 
Marcos Buccini, Universidade Federal de Pernambuco
Professor do Núcleo de Design UFPE/CAA e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz. Campinas: Editora Papirus, 2009.
BRUSCKY, Paulo. Cinema de Inversão/Invenção. In: MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
CINEMATECA BRASILEIRA. Disponível em: http:// http://www.cinemateca.gov.br/. Acesso em: 02/08/2014.
FIGUEIRÔA, Alexandre. O cinema Super-8 em Pernambuco: do lazer doméstico à resistência cultural. Recife: FUDARPE, 1994.
__________________. Cinema Pernambucano: uma história em Ciclos. Recife: Fundação de cultura da cidade de Pernambuco, 2000.
GODOY, Osman. Entrevista com Osman Godoy. Programa Cinema 11. Recife: TV Universitária PE, 2008. Programa de TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rWJh3bLhce0 . Acesso em: 18 set. 2014.
__________________. Depoimento. Recife. Entrevista concedida em 18/08/2013 a Marcos Buccini e Christiane Quaresma.
GONZAGA, Lula. Depoimento. Recife. Entrevista concedida em 10/05/2013 a Marcos Buccini e Christiane Quaresma.
MACHADO, Rubens. Marginália 70: O Experimentalismo no Super 8 Brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2001.
NOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio. A brodagem no cinema em Pernambuco. Tese de Doutorado em Comunicação (UFPE), Recife, 2014.
QUARESMA, Christiane. O Cinema de Animação Durante o Ciclo de Super-8 do Recife. Monografia de conclusão do curso de Design. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
SANTOS, Priscila. Redescobrindo Paulo Bruscky: Os três caminhos de sua produção audiovisual. VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. Brasília, Brasil, 2006.
SPENCER, Fernando. 20 Anos de Cinema 1969/1989. Recife: Bagaço, 1989.
Publicado
2016-04-29
Como Citar
CARREIRO, R.; BUCCINI, M. Origens do cinema de animação em Pernambuco. Lumina, v. 10, n. 1, 29 abr. 2016.
Seção
Artigos