Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21453Palavras-chave:
impacto no jornalismo, métricas editoriais, ética, jornalismo online, cultura do clique.Resumo
O jornalismo, como atividade econômica, precisa ser sustentável e oferecer resultados que ajudam a assegurar a sua permanência. Como atividade social, ele necessita demonstrar finalidade pública, relevância comunitária e comprometimento com a coletividade. Tanto financeira quanto socialmente, espera-se que o jornalismo tenha impacto. Numa época de audiências flutuantes, dispersas e dinâmicas, medir impacto é uma tarefa cada vez mais complexa. Neste artigo, conceituamos e refletimos sobre as métricas de audiência, tensionando-as com preocupações éticas que lhe são inerentes. Para isso, analisamos a reportagem de maior repercussão pública recente de um dos jornais de referência no sul do Brasil, o Diário Catarinense. Os resultados permitem insistir num conceito de métricas que se orientem mais por aspectos sociais e editoriais do que meramente quantitativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-04-30
Como Citar
VIEIRA, L. de S.; CHRISTOFOLETTI, R. Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 132–148, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.21453. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21453. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).