Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social

  • Livia de Souza Vieira Universidade Federal de Santa Caarina (UFSC)
  • Rogério Christofoletti
Palavras-chave: impacto no jornalismo, métricas editoriais, ética, jornalismo online, cultura do clique.

Resumo

O jornalismo, como atividade econômica, precisa ser sustentável e oferecer resultados que ajudam a assegurar a sua permanência. Como atividade social, ele necessita demonstrar finalidade pública, relevância comunitária e comprometimento com a coletividade. Tanto financeira quanto socialmente, espera-se que o jornalismo tenha impacto. Numa época de audiências flutuantes, dispersas e dinâmicas, medir impacto é uma tarefa cada vez mais complexa. Neste artigo, conceituamos e refletimos sobre as métricas de audiência, tensionando-as com preocupações éticas que lhe são inerentes. Para isso, analisamos a reportagem de maior repercussão pública recente de um dos jornais de referência no sul do Brasil, o Diário Catarinense. Os resultados permitem insistir num conceito de métricas que se orientem mais por aspectos sociais e editoriais do que meramente quantitativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia de Souza Vieira, Universidade Federal de Santa Caarina (UFSC)
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PosJor/UFSC) e docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Bom Jesus/IELUSC (Joinville, SC).
Rogério Christofoletti
Prof. Dr. no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PosJor/UFSC). Pesquisador do CNPq.
Publicado
2019-04-30
Como Citar
Vieira, L. de S., & Christofoletti, R. (2019). Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social. Lumina, 13(1), 132-148. https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21453