Videoclipe, interação e ludicidade

Autores

  • Laan Mendes de Barros Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP http://orcid.org/0000-0003-2429-9716
  • Carlos Henrique Sabino Caldas Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21401

Palavras-chave:

videoclipe, experiência estética, interação, ludicidade

Resumo

O videoclipe em plataformas digitais interconectadas como nova forma de ouvir e ver música. Produção, circulação e consumo da música na sociedade em rede. A natureza interacional e lúdica de videoclipes veiculados na Web. Aproximações entre videoclipe e videogame. Criação e percepção de videoclipes musicais como experiência estética sensível e compartilhada. Música como arte e entretenimento. Interatividade e interação. Dinâmicas colaborativas e a aproximação entre artista e espectador como dinamização da cultura do fã. Recursos técnicos (ou tecnológicos) utilizados na produção de videoclipes presentes na Web. Exemplos de videoclipes que se assemelham a videogames.

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Biografia do Autor

Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Docente da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FAAC-UNESP. Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado pela Université Stendhal Grenoble 3. E-mail: laan.mb@uol.com.br.

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Publicitário, doutorando da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FAAC-UNESP, membro do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais) e do CPS (Centro de Pesquisa Sociossemiótica). E-mail: carloscaldas@faac.unesp.br.

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

BARROS, L. M. de; CALDAS, C. H. S. Videoclipe, interação e ludicidade. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21401. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21401. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea