TV Social em telenovelas da Rede Globo: estratégias e papéis

Autores

  • Yvana Fechine Universidade Federal de Pernambuco
  • Gêsa Karla Maia Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21393

Palavras-chave:

Estratégias, Telenovela, Interação, TV Social.

Resumo

Compreendendo a TV Social como uma estratégia de produção que revaloriza a grade de programação da televisão, identificamos e analisamos quatro delas a partir da observação da ficção seriada da Rede Globo. São elas: live-tweeting, determinação de hashtags, call for action e chat com o elenco. A despeito das particularidades de cada estratégia, foi possível observar posições e papéis comunicativos que dão lugar a uma dinâmica interacional, baseada na interdiscursividade e na intercambialidade de papéis inerentes às redes sociais.

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Biografia do Autor

Yvana Fechine, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professora do Departamento de Comunicação/Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: yvanafechine@hotmail.com

Gêsa Karla Maia Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Publicitária e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: gesakarla@hotmail.com

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

FECHINE, Y.; CAVALCANTI, G. K. M. TV Social em telenovelas da Rede Globo: estratégias e papéis. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 193–215, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21393. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21393. Acesso em: 12 nov. 2024.