Consumo, quadrinhos e cinema: a transposição do filme De volta para o futuro para as narrativas gráficas da Turma da Mônica

  • Rafael Jose Bona Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Palavras-chave: Consumo. Transposições. Intertextualidade. Histórias em Quadrinhos. Cinema.

Resumo

O presente trabalho analisa as transposições de narrativas do cinema para as histórias em quadrinhos, de forma intertextual parodiada, da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. Os objetos de estudo foram as ediçõesDe volta para a historinha (Revista Cebolinha, de 1991) e Coelhada para o futuro (Clássicos do cinema - Turma da Mônica, de 2013) que parodiam o filme sobre viagens no tempo, De volta para o futuro (Back to the future, 1985), do diretor Robert Zemeckis. A pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem qualitativa. As análises das obras em quadrinhos são feitas a partir das seguintes dimensões: as referências diretas ao filme, a autorreferência, a referência a outras obras reconhecíveis dentro ou fora do contexto de viagens no tempo e questões transculturais. Os resultados apontam para práticas intertextuais entre o cinema e as histórias em quadrinhos, considerando estas como incentivos ao consumo midiático de narrativas gráficas da Turma da Mônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Jose Bona, Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Doutorando em Comunicação e Linguagens (PPGCOM/UTP), linha de pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual.

Referências

BARBERO, Jesús Martin. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6a ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8a ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, [1982] 2010.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1985.

______. Uma teoria da adaptação. 2a ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

KINDER, Marsha. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. California (USA): University of California Press, Ltd., 1991.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: Edusc, 2001.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ed. Ática, [1976] 1992.
SAITO, Cláudia Lopes Nascimento. O gênero textual: adaptação oficial de filme em quadrinhos. Revista Signos, v. 43, n. 1, 2010, p. 161-182.

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.

SANTOS, Roberto Elísio dos. Humor, metalinguagem e intertextualidade nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. In. Anais... 2as JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Escola de Comunicação e Artes, USP, 2013, p. 1-13.

SEGER, Linda. A arte da adaptação: como transformar fatos e ficção em filme. São Paulo: Bossa Nova, 2007.

VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS, Roberto Elísio dos. Para uma metodologia da pesquisa em histórias em quadrinhos. In.: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Claudio (Orgs.). Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 183-203.
Publicado
2017-12-30
Como Citar
BONA, R. J. Consumo, quadrinhos e cinema: a transposição do filme De volta para o futuro para as narrativas gráficas da Turma da Mônica. Lumina, v. 11, n. 3, p. 117-133, 30 dez. 2017.
Seção
Artigos