Consumo, quadrinhos e cinema: a transposição do filme De volta para o futuro para as narrativas gráficas da Turma da Mônica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21309Palabras clave:
Consumo. Transposições. Intertextualidade. Histórias em Quadrinhos. Cinema.Resumen
O presente trabalho analisa as transposições de narrativas do cinema para as histórias em quadrinhos, de forma intertextual parodiada, da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. Os objetos de estudo foram as ediçõesDe volta para a historinha (Revista Cebolinha, de 1991) e Coelhada para o futuro (Clássicos do cinema - Turma da Mônica, de 2013) que parodiam o filme sobre viagens no tempo, De volta para o futuro (Back to the future, 1985), do diretor Robert Zemeckis. A pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem qualitativa. As análises das obras em quadrinhos são feitas a partir das seguintes dimensões: as referências diretas ao filme, a autorreferência, a referência a outras obras reconhecíveis dentro ou fora do contexto de viagens no tempo e questões transculturais. Os resultados apontam para práticas intertextuais entre o cinema e as histórias em quadrinhos, considerando estas como incentivos ao consumo midiático de narrativas gráficas da Turma da Mônica.Descargas
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Citas
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Publicado
2017-12-30
Cómo citar
BONA, R. J. Consumo, quadrinhos e cinema: a transposição do filme De volta para o futuro para as narrativas gráficas da Turma da Mônica. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 117–133, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21309. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21309. Acesso em: 23 nov. 2024.
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