A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21196Palavras-chave:
Fotojornalismo, Futebol, Domício Pinheiro, Composição.Resumo
A obra do fotojornalista Domício Pinheiro está localizada em período de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição específicas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de Domício Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso: imágenes, gestos, voces. Buenos Aires: Paidós, 1986.
BARTHES, Roland. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
CORDEIRO, Maria Fernanda; BONI, Paulo Cesar. Fotojornalismo esportivo: a influência da televisão na imagem impressa. Discursos Fotográficos, v.1, n.1, Londrina, 2005, p. 141-166.
DUCROT, Oswald. Princípios da Semântica Linguística (dizer e não dizer). São Paulo: Cultrix, 1972.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MASCELLI, Joseph V. Os Cinco Cs da Cinematografia. São Paulo: Summus, 2010.
PRÄKEL, David. Composição. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo:introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
VIEIRA, E. D. R.; MANSUR, S. S. Fotografia em mecânica dos fluidos. In: ____; _____; SILVEIRA NETO, A. (Orgs.). Turbulência. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânicas – ABCM, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).