A crítica literária em Veja e os livros de testemunho: traços de uma escritura biografemática da ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.21009Palavras-chave:
livros de testemunho, ditadura militar, crítica literáriaResumo
Pressuposto: a crítica literária feita pela imprensa nãoespecializada não se detém apenas nos parâmetros literários, mas
coloca em jogo equações ligadas às disputas simbólicas acerca da
interpretação legítima dos fatos políticos. Estudo dessas questões
tendo como foco as críticas literárias escritas pela revista Veja na
ocasião da publicação de livros testemunhais que retratavam a
ditadura militar brasileira. A partir dos lugares comuns presentes
nesses textos, a hipótese é: os textos estudados remetem a uma
escritura biografemática da ditadura militar brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-14
Como Citar
CASADEI, E. B. A crítica literária em Veja e os livros de testemunho: traços de uma escritura biografemática da ditadura militar. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.21009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21009. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).