Observando o Silêncio do Mundo: A trilogia de Lisandro Alonso

Autores

  • Fernando de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Gil Ikeda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21110

Palavras-chave:

Lisandro Alonso, Cinema Contemporâneo, Espaço e Narrativa.

Resumo

Em profundo diálogo com inquietações que norteiam boa parte do cinema contemporâneo mundial, a obra de Lisandro Alonso se destaca por questionar, com estilo próprio e inconfundível, vários dos parâmetros narrativos e das possibilidades abertas pela linguagem cinematográfica. Este artigo analisa os três primeiros longas do diretor, reconhecidos como uma espécie de trilogia, verificando as conexões e desdobramentos que interligam seus filmes. La Libertad, Los Muertos e Fantasma, são abordados especialmente no que deslocam da sociedade que filmam e da linguagem que usam: sentimentos de crise, esgotamento do sujeito, mal-estar dos tempos modernos, são tônicas de um tratamento que prioriza as novas formas do espaço e da narrativa contemporâneos. Uma reflexão sobre o silêncio e a discreta forma como Alonso o percebe.

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Biografia do Autor

Fernando de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria da Literatura (UFPE), Tutor no EAD-Letras (UFPE), Escritor e Crítico de Cinema.

Marcelo Gil Ikeda, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Comunicação (UFF), professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2014-08-15

Como Citar

MENDONÇA, F. de; IKEDA, M. G. Observando o Silêncio do Mundo: A trilogia de Lisandro Alonso. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21110. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21110. Acesso em: 23 dez. 2024.