As mamas de Angelina Jolie e as relações de corpo, cultura e comunicação no discurso da revista Veja

Autores

  • Muriel Emídio Pessoa do Amaral Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"(Unesp/Bauru), Universidade Norte do Paraná (Unopar)
  • Claudio Bertolli Filho Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"(Unesp/Bauru)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21088

Palavras-chave:

, Angelina Jolie, comunicação, cultura, revista Veja

Resumo

Esse artigo pretende analisar a representação construída pela revista Veja sobre a atriz americana Angelina Jolie, tendo como recorte a cobertura realizada sobre a mastectomia dupla preventiva a que ela foi submetida. Com base nas reflexões de Michel Foucault, Felix Guattari e Gilles Deleuze sobre análise de discurso, esse artigo não se atém exclusivamente às contribuições da lingüística, mas contempla o entendimento da cultura e do sujeito para a formação discursiva. Essas reflexões contribuem para a compreensão desse fato dentro do cenário midiático para controle e disciplina do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"(Unesp/Bauru), Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Mestre pela Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"(Unesp/Bauru), Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Claudio Bertolli Filho, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"(Unesp/Bauru)

Professor da Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"(Unesp/Bauru), Mestre e Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

AMARAL, M. E. P. do; FILHO, C. B. As mamas de Angelina Jolie e as relações de corpo, cultura e comunicação no discurso da revista Veja. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21088. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21088. Acesso em: 22 dez. 2024.