Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades

Autores

  • Marcelo F. Moreno
  • Gustavo Henrique da Rocha Reis
  • Rodrigo F. Martins
  • Eduardo Barrére

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.21072

Palavras-chave:

TV digital, interatividade, educação, QoE, Ginga- NCL

Resumo

A TV está em constante evolução, não só no transporte de
mídias de áudio e vídeo em alta definição, mas também no suporte ao envio de dados e aplicações. Desta forma, proporciona a possibilidade de criar aplicações interativas (TV Digital Interativa - TVDi), permitindo ao usuário ter acesso a conteúdos extras enquanto assiste TV. O uso da TVDi pode ser inserida em vários cenários, por exemplo, como recurso auxiliar para a educação. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, a adaptação do conteúdo de acordo com o nível de conhecimento do aluno e a criação de estatísticas sobre a qualidade do curso e o aprendizado dos alunos. A interatividade e adaptação de conteúdo podem ser feitas através do ambiente de exibição Ginga-NCL, que permite o uso de dispositivos móveis para interagir com a TV.

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Publicado

2014-05-08

Como Citar

MORENO, M. F.; DA ROCHA REIS, G. H.; MARTINS, R. F.; BARRÉRE, E. Aplicações educacionais para TV digital interativa: características e potencialidades. Lumina, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2013.v7.21072. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21072. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Televisão e Interatividade